64
parecer para favorável. A Lei seria votada no dia seguinte. Eu estava dentro
de uma agência bancária, quando a ministra Gleisi Hoffman me ligou para
dar a notícia da aprovação por unanimidade. O guarda daquela agência me
disse que eu não podia atender ao telefone e eu disse que estava falando
com a ministra... Eu ria e eu chorava de emoção... A partir dali a Lei seguiu
para a sanção da Presidência da República.
Qual mensagem você quer deixar para as famílias e para os
educadores que atendem crianças e adolescentes com autismo?
Para as famílias, eu digo que prestem bastante atenção no autista. Mas
não somente com os olhos, mas com a alma e com o coração. Se fizermos
umpouco de silêncio perto do dele, poderemos percebê-lo melhor. Ele tem
essa capacidade de passar coisas boas. E o professor é uma extensão dessa
família. A pessoa autista não sabe dizer que “saí da minha casa e estou indo
à escola”. O professor precisa entender isso e dizer isso por ele. Se esse
professor tratar essa criança com muito carinho e muito amor e fizer um
silêncio interior para sentir o que ela precisa, certamente ele vai sentir. Aí
nós temos grandes chances de dar certo, aí funciona.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei nº 12.764, Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos
da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da
Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Presidência da República. Casa
Civil, Subchefia Para Assuntos Jurídicos.
Disponível em
http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em 02/02/13.
CUNHA. Eugênio.
Autismo e inclusão:
psicopedagogia e práticas
educativas na escola e na família. 4ed. Rio de Janeiro: WAK, 2012.