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Já que falamos do autismo, de que forma a Lei 12.764/12
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contribuiu para o trabalho pedagógico?
Brisda: Não sópor causadoautismo,mas por causada inclusãoemgeral,
a Lei para a escola foi muito importante, porque traz o reconhecimento da
inclusão. Quando você fala e anuncia que existe uma legislação, é preciso
incluir, é preciso aceitar. Quando existe a legislação, essa fala se concretiza,
porque você se utiliza disso para colocar em prática aquilo que a Lei diz.
Vocês acham que o fato de a Lei trazer a questão do direito da
criançaemterodiagnósticoprecoce, atendimentomédico, terapêutico,
escolar e uma série de benefícios, também influencia positivamente a
ação da escola?
Brisda: Muito. Hoje, por exemplo, temos uma criança de dois anos que
para a gente conversar com os pais, a gente precisa saber disso. Com o
diagnóstico precoce, a gente pode acompanhá-la desde cedo.
Em razão da Lei e seus benefícios, aqueles pais que têm certa
dificuldade de aceitar o diagnóstico, aceitammelhor.
Brisda: Sim, porque a gente conversa e diz “olha, existe essa
possibilidade”. Então, a gente conta as experiências de um tratamento ou
avaliação específica que pode garantir a essa criança uma qualidade de
vida, de aprendizagem, de socialização, de interação. Então, estamos sendo
mais ouvidos.
Rejane: Até na própria rede (Rede Cenecista) também, porque a gente
faz parte de uma rede de escolas e a gente começa a colocar isso nos
fóruns. A porta de nossa escola sempre esteve aberta para a inclusão, mas
depois da Lei, parece que isso ficou mais em evidência e as outras pessoas
começaram a querer saber o que era isso, como a gente faz, porque, na
verdade, o que diz a Lei a gente já fazia, da nossa maneira. Mas, com certeza,
apareceram mais autistas depois da Lei.
ÉoqueBerenicePiana fala:“ALei tirouosautistasda invisibilidade”.
Rejane: Isso, a Lei abriu as portas para eles. Eles sentemmais à vontade
e dizem: “agora esse espaço é meu”.
Foi muito bom a série de reportagens sobre autismo apresentada
18 Lei que Instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Também conhecida
como“Lei Berenice Piana”.