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DIÁLOGOS DA INCLUSÃO:
ENTREVISTA COM AS PROFESSORAS
BRISDA MACEDO E REJANE LIMA, DO
COLÉGIO CENECISTA ALBERTO TORRES
Eugênio Cunha
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O colégio Cenecista Alberto Torres (CCAT) tronou-se uma referência em
Itaboraí na educação estudantes com necessidades educacionais especiais
no ensino regular. Semanalmente, os professores fazem reuniões para
estudar e traçar estratégias pedagógicas para os alunos que apresentam
alguma necessidade educativa. É bom ressaltar que, segundo a Resolução
CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001 (BRASIL, 2001), são considerados
alunos com necessidades especiais aqueles que apresentam limitações
no processo de aprendizagem com o sem causa orgânica diagnosticada.
Esse quadro avaliativo abarca níveis diferentes de dificuldades, tais como
transtornos emocionais transitórios, autismo e deficiências leves e severas.
Para falar um pouco como é feito esse trabalho, convidamos para uma
conversa as professoras Brisda Macedo, psicopedagoga, especialista
em gestão escolar e coordenadora da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental do CCAT, e Rejane Lima, que também é psicopedagoga e
especialista em gestão escolar, atuando como orientadora educacional do
CCAT.
Como se inicia o trabalho com o aluno que tem necessidades
especiais?
Rejane: Primeiro, marcamos um encontro com os pais, conversamos
com os pais, fazemos uma entrevista, procuramos saber que tipo de
acompanhamento essa criança já recebe. Então, apresentamos a nossa
proposta e o que é importante nesse momento, porque a criança
com necessidade especial precisa ser acompanhada. Ter uma equipe
multidisciplinar é muito importante, pois vai apoiar nosso trabalho, a gente
tenta colocar isso de uma forma bem clara.
17 Doutorando e mestre em educação, professor, psicopedagogo e jornalista. Leciona na Educação Básica e no Ensino Superior. Autor
dos livros“Afetividade na prática pedagógica”,“Afeto e aprendizagem”“Autismo e inclusão”,“Práticas pedagógicas para inclusão
e diversidade”e“Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar”, publicados pelaWAK Editora.
Professor da Faculdade Cenecista de Itaboraí.