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Esse contato com os profissionais que já atendem ao aluno se
mantêm?
Rejane: Com certeza. A criança que é acompanhada traz os contatos,
eles já são uma referência. Nós pegamos esses contatos e procuramos
desde o inicio conhecer essas pessoas, conhecer os terapeutas, a clínica
onde a criança faz o tratamento, para termos o máximo de informações.
Brisda: Quando recebemos os pais, vemos uma diferença quando
a criança recebe acompanhamento e quando não recebe. Percebe-
se na fala dos pais, pois vemos o desespero quando a criança não tem
acompanhamento e os pais têm a esperança que aquele lugar vai atender
ao filho e o filho vai poder estudar. Então, os paismatriculamo filho. Quando
a criança tem acompanhamento, a fala é outra. Você vê que é uma fala com
conteúdo, porque há um acompanhamento específico, os pais informam o
que foi feito. Eles vêm agregar alguma coisa a essa criança. A visão desses
pais é que a escola será mais uma que vai auxiliar no tratamento do filho,
diferentemente daqueles que têm filhos que não fazem tratamento. Estes
consideram a escola a salvação. Você vê isso já no primeiro contato.
A escola torna-se um suporte para a família.
Rejane: Com certeza, é o lugar onde ela será acolhida, onde esses pais
serão acolhidos, ouvidos, e há muita necessidade disso.
Brisda: Há muita necessidade disso. Quando os pais chegam, já no
primeiro contato, na primeira conversa eles dizem “puxa, que bom que
podemos ser ouvidos”.
Muitos pais que têm filhos com necessidades especiais procuram
a escola?
Brisda: A procura tem aumentado muito, e a gente vê que essa
divulgação aqui na instituição, também em razão do Grupo de Estudos do
Autismo, tem ajudado bastante, pois há muitos que vêm por indicação de
alguém que também tem o filho aqui, sempre há alguma referência. Eles
dizem que a escola faz um trabalho de inclusão de qualidade.
Aprocura se deve tambéma essemovimento emtorno do autismo,
que se faz na Facnec e no Colégio Alberto Torres, além da indicação de
familiares que têm filhos matriculados na escola?
Brisda: Sim e a presença de Berenice Piana no acompanhamento dos