Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  67 / 72 Next Page
Basic version Information
Show Menu
Previous Page 67 / 72 Next Page
Page Background

67

professores e dos pais também faz com que se manifeste de outra forma

para a comunidade o trabalho da escola.

Após o acolhimento do aluno, como vocês constroem o currículo?

É um currículo separado ou junto com a turma? Como é feito?

Resposta

Brisda: Nas primeiras semanas que ele chega, temos que observá-

lo, vemos a demanda desse aluno, vemos o que ele precisa aprender, a

questão da sua convivência dentro do grupo. É um período de observação

para conseguirmos construir o currículo. O currículo acaba gerando um PEI

(Plano de Ensino Individualizado).

Rejane: Compartilhamos esse plano com a professora Alessandra, que

é a professora responsável pela sala de apoio pedagógico. Ela contribui

muito, porque durante esse período de adaptação da criança, ela vai estar

junto com a criança o tempo todo.

Brisda: Nós temos as observações dela, para comparar com as

observações de fora, com a do professor que está em sala de aula. Nós

sintetizamos as observações e, em conjunto, procuramos construir o

caminho para o aluno.

O aluno com necessidades especiais vai aprender junto com os

demais?

Brisda: Sim. O aluno está dentro da sala de aula, não temos um horário

de contraturno para atender ao aluno, porque aqui é uma escola regular.

Então, há momentos emque ele vai para a sala de recursos e depois retorna.

Rejane: Depende muito da criança, porque têm crianças que chegam

aqui, queprecisamde atividades para a vidadiária, que agente chamadeum

“currículo funcional”. Há outras que chegam aqui já sabendo essas coisas e a

gente encaminha mais para a parte pedagógica mesmo, então o caminho,

às vezes, é mais curto com essas crianças que já são acompanhadas.

A construção do currículo se dá a partir do aluno?

Rejane: Isso, a partir do aluno. Às vezes, temos uma criança autista

aqui... Como no ano passado, em que tivemos uma criança autista, este

ano já temos outra, mas os currículos delas são diferentes. Não são iguais,

porque a criança que chegou este ano precisou de coisas diferentes.