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conexões com o mundo, como os instrumentos de uma orquestra que

seguem os compassos da música, cada um em sua autonomia, exercendo

a coletividade.

Se detalharmos nosso olhar e nossos ouvidos em cada movimento

particular dos instrumentos de uma orquestra, perceberemos que cada um

parece seguir caminhos dissimilares, compondo uma música própria, mas

estritamente dentro do tom, do compasso, da métrica, da essência afetiva

da partitura.

Os percursos melódicos e fugidios do violino seguem os recursos de

sua particularidade, distanciando-se e opondo-se ao som circunspecto,

suplicante, quase oracular, do violoncelo. Os metais - trompete, trombone,

trompa e tuba - parecem querer dominar com alarido e clangor os espaços,

mas são contidos pela manifestação pontual e criativa do tímpano, da

caixa, do bumbo e dos pratos que enriquecem e dinamizam o compasso

da música, que expressa a condição de que ninguém detém em si mesmo

o domínio do saber, mas todos o compartilham.

Decerto, por analogia, podemos desejar movimentos inclusivos com

essa mesma dinâmica, em que o sonho de cada instrumentista esteja na

figura do maestro: é para ele que todos olham.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Lei nº 12.764,

Institui a PolíticaNacional de Proteçãodos Direitos

da Pessoa comTranstorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98

da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Presidência da República.

Casa Civil, Subchefia Para Assuntos Jurídicos. Disponível em

http://www

.

planalto.gov.br/ccivil. Acesso em 02/02/13.

CUNHA, Eugênio.

Autismo na Escola:

um jeito diferente de aprender, um

jeito diferente de ensinar. 2ed. Rio de Janeiro: WAK, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA (Inep).

Censo da educação básica:

2012 – resumo técnico. –

Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Teixeira, 2013. Disponível em

www.inep.gov.br/educação_basica/censo_

escolar/resumos_tecnicos. Acesso em 10/07/13.