

40
conexões com o mundo, como os instrumentos de uma orquestra que
seguem os compassos da música, cada um em sua autonomia, exercendo
a coletividade.
Se detalharmos nosso olhar e nossos ouvidos em cada movimento
particular dos instrumentos de uma orquestra, perceberemos que cada um
parece seguir caminhos dissimilares, compondo uma música própria, mas
estritamente dentro do tom, do compasso, da métrica, da essência afetiva
da partitura.
Os percursos melódicos e fugidios do violino seguem os recursos de
sua particularidade, distanciando-se e opondo-se ao som circunspecto,
suplicante, quase oracular, do violoncelo. Os metais - trompete, trombone,
trompa e tuba - parecem querer dominar com alarido e clangor os espaços,
mas são contidos pela manifestação pontual e criativa do tímpano, da
caixa, do bumbo e dos pratos que enriquecem e dinamizam o compasso
da música, que expressa a condição de que ninguém detém em si mesmo
o domínio do saber, mas todos o compartilham.
Decerto, por analogia, podemos desejar movimentos inclusivos com
essa mesma dinâmica, em que o sonho de cada instrumentista esteja na
figura do maestro: é para ele que todos olham.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Lei nº 12.764,
Institui a PolíticaNacional de Proteçãodos Direitos
da Pessoa comTranstorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98
da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Presidência da República.
Casa Civil, Subchefia Para Assuntos Jurídicos. Disponível em
http://www.
planalto.gov.br/ccivil. Acesso em 02/02/13.
CUNHA, Eugênio.
Autismo na Escola:
um jeito diferente de aprender, um
jeito diferente de ensinar. 2ed. Rio de Janeiro: WAK, 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO
TEIXEIRA (Inep).
Censo da educação básica:
2012 – resumo técnico. –
Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira, 2013. Disponível em
www.inep.gov.br/educação_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos. Acesso em 10/07/13.