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mil alunos contabilizados emeducação especial, apenas 13%, isto é 43,9mil,
estavam matriculados em escolas regulares ou classes comuns. Em 2010,
dos 702,6 mil estudantes, 484,3 mil (69%) frequentavam a escola regular.
O último Resumo Técnico do Censo Escolar do Inep mostrou um aumento
de 9,1% no número de matrículas na educação especial, que passou de
752.305 matrículas em 2011 para 820.433 em 2012, mantendo-se o mesmo
percentual de alunos nas escolas regulares.
De fato, a instituição escolar, quando preparada, pode lidar
qualitativamente com os distintos níveis do autismo. Mas o aluno
com autismo aprende? E os casos mais severos? É possível ensinar? É
possível aprender? Sim, certamente. Para além da condição limítrofe do
autista estará a sua condição humana e os seus atributos e natureza de
aprendente. Isto porque o processo de aquisição do saber é semelhante em
todo ser humano, independentemente de restrições causadas por alguma
deficiência ou transtorno comportamental. No autismo não é diferente.
Mas, para tal, o educador deverá observar alguns aspectos inerentes
ao aprendizado do seu aluno. Inicialmente, todos nós aprendemos de
forma diretiva. No contexto do autismo, em termos práticos, podemos
dizer que, primeiramente, o professor precisa reconhecer as habilidades do
educando e as que devem ser adquiridas. É a constituição da aprendizagem
no campo pedagógico que chega ao campo social. Em muitos casos, trata-
se do inicio da comunicação, da interação entre professor e aluno. Ainda
que seja apenas pelo olhar ou pelo toque, surgem as primeiras respostas
ao trabalho escolar.
Quando o estudante já domina o conhecimento e por iniciativa
própria busca progredir, ele adquire autonomia sobre suas ações. Dito de
outra maneira, ele executa as atividades com independência, por iniciativa
própria. O professor pode auxiliá-lo, porém, o seu desejo é motor. Tal
procedimento o conduz à autonomia. São, certamente, momentos criativos
e colaborativos da aprendizagem escolar que poderão ser experienciados
ricamente e que terão seus efeitos vistos na vida familiar e social.
É claro que os processos da aprendizagem humana não são
rígidos, principalmente no espectro autista, em que há indivíduos com
características extremamente distintas. Entretanto, são parâmetros que
dão suporte ao professor.