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mil alunos contabilizados emeducação especial, apenas 13%, isto é 43,9mil,

estavam matriculados em escolas regulares ou classes comuns. Em 2010,

dos 702,6 mil estudantes, 484,3 mil (69%) frequentavam a escola regular.

O último Resumo Técnico do Censo Escolar do Inep mostrou um aumento

de 9,1% no número de matrículas na educação especial, que passou de

752.305 matrículas em 2011 para 820.433 em 2012, mantendo-se o mesmo

percentual de alunos nas escolas regulares.

De fato, a instituição escolar, quando preparada, pode lidar

qualitativamente com os distintos níveis do autismo. Mas o aluno

com autismo aprende? E os casos mais severos? É possível ensinar? É

possível aprender? Sim, certamente. Para além da condição limítrofe do

autista estará a sua condição humana e os seus atributos e natureza de

aprendente. Isto porque o processo de aquisição do saber é semelhante em

todo ser humano, independentemente de restrições causadas por alguma

deficiência ou transtorno comportamental. No autismo não é diferente.

Mas, para tal, o educador deverá observar alguns aspectos inerentes

ao aprendizado do seu aluno. Inicialmente, todos nós aprendemos de

forma diretiva. No contexto do autismo, em termos práticos, podemos

dizer que, primeiramente, o professor precisa reconhecer as habilidades do

educando e as que devem ser adquiridas. É a constituição da aprendizagem

no campo pedagógico que chega ao campo social. Em muitos casos, trata-

se do inicio da comunicação, da interação entre professor e aluno. Ainda

que seja apenas pelo olhar ou pelo toque, surgem as primeiras respostas

ao trabalho escolar.

Quando o estudante já domina o conhecimento e por iniciativa

própria busca progredir, ele adquire autonomia sobre suas ações. Dito de

outra maneira, ele executa as atividades com independência, por iniciativa

própria. O professor pode auxiliá-lo, porém, o seu desejo é motor. Tal

procedimento o conduz à autonomia. São, certamente, momentos criativos

e colaborativos da aprendizagem escolar que poderão ser experienciados

ricamente e que terão seus efeitos vistos na vida familiar e social.

É claro que os processos da aprendizagem humana não são

rígidos, principalmente no espectro autista, em que há indivíduos com

características extremamente distintas. Entretanto, são parâmetros que

dão suporte ao professor.