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2. POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO

Se hoje podemos apontar benefícios trazidos pelos movimentos

civis, como a Lei 12764/12, não podemos deixar de salientar aqueles que

são trazidos pelos movimentos culturais, principalmente os fomentados

pelas novas tecnologias digitais. O mundo digital é também o mundo

colaborativo e, na maioria das vezes, inclusivo. É nele que crianças e

adolescentes descobrem novos caminhos epistemológicos. Alunos da

educação especial aprendem a escrever a se comunicar e transformam o

mundo virtual num mundo colaborativo. É um espaço onde muitos deles

sãomais habilidosos do que os seus mestres da escola. É a tendência natural

da contemporaneidade

Os instrumentos digitais são tecnologias da inteligência, nas quais, o

usuário manipula com proficiência o conteúdo, propiciando novos sabres.

Elas renovam as nossas relações com a imagem, com a escrita, com a língua,

com o conhecimento e com o outro.

Forma-se um novo espaço de produção cultural. Esse espaço permite

a construção de um ambiente pessoal de aprendizagem. Essa perspectiva

colaborativa tem promovido novas leituras epistemológicas e demandado

diferentes articulações cognitivas. E, o mais importante, enfatiza que todos

são capazes de aprender e de ensinar.

Por que as pessoas mais velhas do mundo analógico possuem tanta

dificuldade de aprender as novas tecnologias digitais? E por que crianças

e adolescentes aprendem tão facilmente e as ensinam? A resposta está

no medo e no lúdico. Os mais antigos aprenderam debaixo do aguilhão

do medo. De errar, de ser corrigido e punido, de passar vexame. Levaram

essas impressões para o mundo social e profissional. As novas gerações

aprendem brincando. Novas tecnologias representam novas maneiras de

brincar. Isto é um sinal para nós, educadores, quando refletimos a respeito

de metodologias de ensino: o medo emburra, o desejo elucida e inclui.

A inclusão da pessoa com autismo nos diferentes espaços sociais

significa aprender para a vida. Trata-se de uma necessidade humana e,

hoje em dia, incrementada pela produção coletiva, da aprendizagem

espontânea; que move uma teia de desejos e aspirações.

O que ocorre é um movimento de afetos e sonhos que deseja

expandir-se para a vida, com articulações entre pessoas, fazendo múltiplas