

39
2. POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO
Se hoje podemos apontar benefícios trazidos pelos movimentos
civis, como a Lei 12764/12, não podemos deixar de salientar aqueles que
são trazidos pelos movimentos culturais, principalmente os fomentados
pelas novas tecnologias digitais. O mundo digital é também o mundo
colaborativo e, na maioria das vezes, inclusivo. É nele que crianças e
adolescentes descobrem novos caminhos epistemológicos. Alunos da
educação especial aprendem a escrever a se comunicar e transformam o
mundo virtual num mundo colaborativo. É um espaço onde muitos deles
sãomais habilidosos do que os seus mestres da escola. É a tendência natural
da contemporaneidade
Os instrumentos digitais são tecnologias da inteligência, nas quais, o
usuário manipula com proficiência o conteúdo, propiciando novos sabres.
Elas renovam as nossas relações com a imagem, com a escrita, com a língua,
com o conhecimento e com o outro.
Forma-se um novo espaço de produção cultural. Esse espaço permite
a construção de um ambiente pessoal de aprendizagem. Essa perspectiva
colaborativa tem promovido novas leituras epistemológicas e demandado
diferentes articulações cognitivas. E, o mais importante, enfatiza que todos
são capazes de aprender e de ensinar.
Por que as pessoas mais velhas do mundo analógico possuem tanta
dificuldade de aprender as novas tecnologias digitais? E por que crianças
e adolescentes aprendem tão facilmente e as ensinam? A resposta está
no medo e no lúdico. Os mais antigos aprenderam debaixo do aguilhão
do medo. De errar, de ser corrigido e punido, de passar vexame. Levaram
essas impressões para o mundo social e profissional. As novas gerações
aprendem brincando. Novas tecnologias representam novas maneiras de
brincar. Isto é um sinal para nós, educadores, quando refletimos a respeito
de metodologias de ensino: o medo emburra, o desejo elucida e inclui.
A inclusão da pessoa com autismo nos diferentes espaços sociais
significa aprender para a vida. Trata-se de uma necessidade humana e,
hoje em dia, incrementada pela produção coletiva, da aprendizagem
espontânea; que move uma teia de desejos e aspirações.
O que ocorre é um movimento de afetos e sonhos que deseja
expandir-se para a vida, com articulações entre pessoas, fazendo múltiplas