Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  35 / 72 Next Page
Basic version Information
Show Menu
Previous Page 35 / 72 Next Page
Page Background

35

AUTISMO:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS INCLUSIVAS

Eugênio Cunha

11

RESUMO

Muitos autistas não conseguem realizar tarefas simples do dia-a-dia, dependem da ajuda de outras

pessoas. No entanto, possuem habilidades para leitura e uma memória acima da média, ao ponto de elaborarem

mentalmente complexas operações matemáticas e guardarem integralmente trechos de livros que leem. A

grande maioria não é assim. Muitos não verbalizam, apresentam estereotipias e outros comprometimentos. Em

comum, eles têm uma difícil realidade de inclusão social e escolar. Decerto, tão difícil quanto fazê-los aprender

tarefas simples da vida diária é incluí-los nas relações sociais e livrá-los dos preconceitos e das discriminações

que sofrem. Atualmente a sociedade brasileira vive um momento contrário à discriminação, considerando a

demanda humana por igualdade. A atenção às diferenças ganhou centralidade nas discussões. Porém, há um

longo caminho a percorrer, que para chegar a bom termo, dependerá do cumprimento das conquistas legais

alcançadas nos últimos anos. Dependerá, ainda, da formação humana e cidadã de todos. Quando falamos de

inclusão na escola ou no trabalho, devemos lembrar que esta requer um compromisso de toda a sociedade.

PALAVRAS-CHAVE:

Autismo. Educação. Inclusão.

ABSTRACT

Many autistics can not perform simple tasks of day-to-day depend on the help of others. However,

possess skills for reading and a memory above average, to the point of mentally prepare complex mathematical

operations and keep full passages from books they read. The vast majority are not. Many nonverbal, exhibit

stereotypies and other commitments. In common, they have a difficult reality of social and educational inclusion.

Certainly, as difficult as make them learn simple tasks of daily life is to include them in social relations and rid

them of prejudice and discrimination they suffer. Currently Brazilian society lives a contrast discrimination

moment, considering the demand for human equality. Attention to differences gained centrality in discussions.

However, there is a long way to go, that to reach fruition, subject to completion of legal achievements in recent

years. Also depend on human development and citizen of all. When we talk about inclusion in school or at work,

we must remember that this requires a commitment of the whole society.

KEYWORDS:

Autism. Education. Inclusion.

Muitos autistas não conseguem realizar tarefas simples do dia-

a-dia, dependem da ajuda de outras pessoas. No entanto, possuem

11 Doutorando e mestre em educação, professor, psicopedagogo e jornalista. Leciona na Educação Básica e no Ensino Superior. Autor

dos livros“Afetividade na prática pedagógica”,“Afeto e aprendizagem”“Autismo e inclusão”,“Práticas pedagógicas para inclusão e

diversidade”e“Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar”, publicados pelaWAK Editora.