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•
Mudança dos critérios diagnósticos ao longo do tempo, dificultando a
comparação das taxas de ocorrências.
•
Aparente Lacuna temporalmente extensa entre a exposição e o
aparecimento do autismo, a obtenção de informações restrospectivas
(confirmação biológicas, registros ou a capacidade de memória dos pais)
torna extremamente difícil e cheio de desvios ao delineamento.
•
Heterogeneidade dos Fenótipos e suposta heterogeneidade etiológica
significativa, ou seja, a variação de aspectos relevantes e individualizados
do autismo de um caso para o outro.
III. ÁREAS DE COMPROMETIMENTO NO
AUTISMO, SUAS ESPECIFICIDADES
E ATUAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE
RESULTADOS.
As crianças com autismo apresentam prejuízos em três áreas do
neurodesenvolvimento (1) interação social recíproca; (2) comunicação
e linguagem e (3) comportamento repetitivo, estereotipado e restrito de
interesses,(VOLKMARet al., 1992; APA, 1994) eemalguns casos acrescentaria
uma (4) o transtorno do sono.
De acordo com o DSM-V, os aspectos do autismo têm que ser
clinicamente aparentes antes dos 3 anos de idade.
Os aspectos clínicos característicos que diferenciam o autismo
de outros transtornos da comunicação e do comportamento são os
prejuízos na interação social recíproca ( Walters et al., 1990). Constantino
e colaboradores (CONSTANTINO; TODD, 2003; CONSTANTINO et al., 2000;
2004) demonstraram, em uma série de estudos, que a interação social
encontra-se sob forte influência genética.
III.1 DÉFICIT SOCIAL
Uma visão reconhecidamente simplista do desenvolvimento social
complexo inclui três construtos sociais aceitos, que, no autismo, são nulos
ou pouco existentes: a reciprocidade afetiva, a atenção articulada e a“teoria
da mente” (ROBERTSON et al., 1999).
A reciprocidade afetiva representa a fase inicial da comunicação
social e torna-se evidente antes dos 6 meses de idade. Essa reciprocidade