Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  21 / 72 Next Page
Basic version Information
Show Menu
Previous Page 21 / 72 Next Page
Page Background

21

ETIOLOGIA DO AUTISMO:

AUTISMO SINDRÔMICO VERSUS

IDIOPÁTICO, QUAL A LINHA DE

INVESTIGAÇÃO A TOMAR PARA UMA

INTERVENÇÃO COM RESULTADOS.

Emanoele Freitas Silva

10

RESUMO

Este Artigo visa abordar temas e aspectos pouco discutidos nas avaliações e classificações determinantes

no diagnóstico de autismo, baseando-se em duas vertentes de discussão inicial a da etiologia sindrômica

e idiopática do transtorno, como base de avaliação de caso, bem como, as atuações mais relevantes para o

desenvolvimento de atendimento adequado e eficaz no que se refere a remissão dos sintomas, para um equilíbrio

dentro das especificidades do autismo.

PALAVRAS-CHAVE:

Autismo. Etiologia. Classificação. Sintomas.

ABSTRACT

This article aims to address some issues and aspects discussed in reviews and ratings determinants in the

diagnosis of autism, based on two components of the initial discussion of syndromic and idiopathic etiology of

the disorder, based on assessment of the case as well, the performances more relevant to the development of

appropriate and effective care in relation to remission of symptoms for a balance within the specifics of autism.

KEYWORDS:

Autism Etiology. Classification. Symptoms.

1. INTRODUÇÃO

Desde a década de 40 que se vem estudando e buscando informações

e detalhamento para o autismo, umTranstorno Global do Desenvolvimento

que de acordo com os dados da ONU ( Organização da Nações Unidas )

de Março/2014 obteve-se um aumento vertiginoso nos casos sendo

10 Educanda em Pedagogia. Mediadora e Orientadora Familiar e Escolar nos assuntos de autismo. Presidente AAPA - Associação

de Apoio a Pessoa Autista. Presidente do COMUDE - Conselho Municipal dos direitos da pessoa com Deficiência. Palestrante,

Escritora e Pesquisadora dos assuntos do autismo, família e sociedade. Trabalha com avaliação e elaboração de Protocolos de

Atendimento Individual para crianças Autistas e com Capacitação de Profissionais para atuarem na intervenção direta Educacional

eTerapêutica da Pessoa Autista.