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manifesta-se na infância pelo uso do contato visual direto e de gestos para

focalizar atenção no objeto ou no evento de interesse.

A Atenção articulada refere-se à capacidade individual de coordenar

a atenção com um parceiro social em relação a um mesmo objeto ou

evento, popularmente dizendo o brincar com outra criança, o compartilhar

interesse emalgo comos demais. Esse comprometimento é o que diferencia

um bebê autista entre aqueles que têm o desenvolvimento típico e os que

apresentam retardo mental sem o autismo (OSTERLING et al., 2002) e é um

pré requisito para a aquisição inicial da linguagem.

A teoria da mente ™ ,ou metacognição, refere-se à habilidade do

individuo de compreender que os outros possuem intenções mentais

encobertas, para se conseguir interpretar o estado interior de uma

pessoa, é necessário conseguir distinguir expressões faciais, emocionais e

comportamento.

A intervenção que tenta minorar os déficits sociais do autismo

enfatizam a correção inicial dos déficits de atenção articulada e o ensino de

habilidades de interação social reciproca.

III.2 LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

Esse é um dos fatores mais relatados pelos pais e a maior causa de

procura para um diagnóstico, com muita frequência crianças entre 12

e 36 meses com autismo apresentam-se com ausência de fala ou, com,

inadequação de fala e em menor número com a regressão total ou parcial

da linguagem adquirida.

Muitos podem confundir a criança autista com a criança com TDL (

Transtorno de Linguagem), mas à partir desse fato estabeleceu-se três

significativas diferenças entre essas crianças, são eles (1) a deficiência na

pragmática, em especial a não-verbal, caracteriza o autismo, até em sua

variante menos grave ( Síndrome de Asperg); (2) transtorno de expressão

puros não ocorrem em crianças mais novas com autismo, porque sua

compreensão encontra-se , invariavelmente comprometida.; (3) há uma

diferença significativa na prevalência dos subtipos da linguagem no

autismo e no TDL, sendo que o transtorno semântico-pragmático é mais

prevalente no autismo.

Seja qual for o caso, o principal objetivo na intervenção de linguagem

é incentivar pais e profissionais a adotarem uma abordagem de