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manifesta-se na infância pelo uso do contato visual direto e de gestos para
focalizar atenção no objeto ou no evento de interesse.
A Atenção articulada refere-se à capacidade individual de coordenar
a atenção com um parceiro social em relação a um mesmo objeto ou
evento, popularmente dizendo o brincar com outra criança, o compartilhar
interesse emalgo comos demais. Esse comprometimento é o que diferencia
um bebê autista entre aqueles que têm o desenvolvimento típico e os que
apresentam retardo mental sem o autismo (OSTERLING et al., 2002) e é um
pré requisito para a aquisição inicial da linguagem.
A teoria da mente ™ ,ou metacognição, refere-se à habilidade do
individuo de compreender que os outros possuem intenções mentais
encobertas, para se conseguir interpretar o estado interior de uma
pessoa, é necessário conseguir distinguir expressões faciais, emocionais e
comportamento.
A intervenção que tenta minorar os déficits sociais do autismo
enfatizam a correção inicial dos déficits de atenção articulada e o ensino de
habilidades de interação social reciproca.
III.2 LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Esse é um dos fatores mais relatados pelos pais e a maior causa de
procura para um diagnóstico, com muita frequência crianças entre 12
e 36 meses com autismo apresentam-se com ausência de fala ou, com,
inadequação de fala e em menor número com a regressão total ou parcial
da linguagem adquirida.
Muitos podem confundir a criança autista com a criança com TDL (
Transtorno de Linguagem), mas à partir desse fato estabeleceu-se três
significativas diferenças entre essas crianças, são eles (1) a deficiência na
pragmática, em especial a não-verbal, caracteriza o autismo, até em sua
variante menos grave ( Síndrome de Asperg); (2) transtorno de expressão
puros não ocorrem em crianças mais novas com autismo, porque sua
compreensão encontra-se , invariavelmente comprometida.; (3) há uma
diferença significativa na prevalência dos subtipos da linguagem no
autismo e no TDL, sendo que o transtorno semântico-pragmático é mais
prevalente no autismo.
Seja qual for o caso, o principal objetivo na intervenção de linguagem
é incentivar pais e profissionais a adotarem uma abordagem de