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idade. Sobre ela, fala Marina da Silveira Rodrigues Almeida, em seu artigo

“Instrumentos Diagnósticos de Autismo”:

Modified Checklist for Autism in Toddlers- M-CHAT (Escala para rastreamento

de autismo modificada) desenvolvida por Robins DL, Fein D, Barton ML, Green

JÁ. 2001. A M-CHAT é um instrumento de rastreamento precoce de autismo que

visa identificar indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses. Pode

ser utilizada em todas as crianças durante visitas pediátricas, com objetivo de

identificar traços de autismo em crianças de idade precoce. Os instrumentos de

rastreio são úteis para avaliar pessoas que estão aparentemente bem, mas que

não apresentam sintomas. A M-CHAT é extremamente simples e não precisa

ser administrada por médicos. A resposta aos itens da escala leva em conta as

observações dos pais com relação ao comportamento da criança. Essa escala é

uma extensão da CHAT, consistindo em 23 questões do tipo sim/não, que deve

ser autopreenchida por pais de crianças de 18 a 24 meses de idade, que sejam ao

menos alfabetizados e estejam acompanhando o filho em consulta pediátrica. O

formato e os primeiros nove itens do CHAT forammantidos. As outras 14 questões

foram desenvolvidas com base em lista de sintomas frequentemente presentes

em crianças com autismo. Resultados superiores a “3”(falha em 3 itens ao total)

ou em “2”dos itens considerados críticos (2, 7, 9, 13, 14, 15), após confirmação,

justificam uma avaliação formal.

8

O CHAT tornou possível ter-se melhores prognósticos para crianças

autistas, pois se aplica mais cedo que os outros. Segue sendo, contudo,

uma corrida contra o tempo, considerando que o resto da humanidade

dispõe de um mundo compatível com as suas necessidades, mas é razão

suficiente para um pouco mais de otimismo quando se trabalha na área.

Se na largada as condições forem adversas, pode haver tempo para cruzar

a linha de chegada na dianteira. Para isso acontecer, é preciso acreditar que

é possível, sim, trazer uma nova realidade a pessoas que têm diante de si

um mundo tão diferente quanto o seu próprio causa estranheza aos seus

semelhantes.

O estimulador precoce precisa, portanto, ser consciente que está

ajudando a erguer os pilares de uma nova consciência, e que ele é uma

pedra importante na vida daqueles a quem presta assistência. É ele quem

aviva os tons da pintura de uma existência que é tão pouco familiar para a

sociedade, tornando-o mais consistente na segurança dos seus passos em

sintonia com o mundo ao redor.

Perceber que essa outra realidade não é excludente da nossa, mas sim

complementar, é um dever desses profissionais, mas não somente deles.

8

ALMEIDA, Marina da Silveira Rodrigues. Instrumentos Diagnósticos de Autismo. Disponível em: <

http://www

.

institutoinclusaobrasil.com.br/informacoes_artigos_integra.asp?artigo=152> Acesso: junho de 2011