14
idade. Sobre ela, fala Marina da Silveira Rodrigues Almeida, em seu artigo
“Instrumentos Diagnósticos de Autismo”:
Modified Checklist for Autism in Toddlers- M-CHAT (Escala para rastreamento
de autismo modificada) desenvolvida por Robins DL, Fein D, Barton ML, Green
JÁ. 2001. A M-CHAT é um instrumento de rastreamento precoce de autismo que
visa identificar indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses. Pode
ser utilizada em todas as crianças durante visitas pediátricas, com objetivo de
identificar traços de autismo em crianças de idade precoce. Os instrumentos de
rastreio são úteis para avaliar pessoas que estão aparentemente bem, mas que
não apresentam sintomas. A M-CHAT é extremamente simples e não precisa
ser administrada por médicos. A resposta aos itens da escala leva em conta as
observações dos pais com relação ao comportamento da criança. Essa escala é
uma extensão da CHAT, consistindo em 23 questões do tipo sim/não, que deve
ser autopreenchida por pais de crianças de 18 a 24 meses de idade, que sejam ao
menos alfabetizados e estejam acompanhando o filho em consulta pediátrica. O
formato e os primeiros nove itens do CHAT forammantidos. As outras 14 questões
foram desenvolvidas com base em lista de sintomas frequentemente presentes
em crianças com autismo. Resultados superiores a “3”(falha em 3 itens ao total)
ou em “2”dos itens considerados críticos (2, 7, 9, 13, 14, 15), após confirmação,
justificam uma avaliação formal.
8
O CHAT tornou possível ter-se melhores prognósticos para crianças
autistas, pois se aplica mais cedo que os outros. Segue sendo, contudo,
uma corrida contra o tempo, considerando que o resto da humanidade
dispõe de um mundo compatível com as suas necessidades, mas é razão
suficiente para um pouco mais de otimismo quando se trabalha na área.
Se na largada as condições forem adversas, pode haver tempo para cruzar
a linha de chegada na dianteira. Para isso acontecer, é preciso acreditar que
é possível, sim, trazer uma nova realidade a pessoas que têm diante de si
um mundo tão diferente quanto o seu próprio causa estranheza aos seus
semelhantes.
O estimulador precoce precisa, portanto, ser consciente que está
ajudando a erguer os pilares de uma nova consciência, e que ele é uma
pedra importante na vida daqueles a quem presta assistência. É ele quem
aviva os tons da pintura de uma existência que é tão pouco familiar para a
sociedade, tornando-o mais consistente na segurança dos seus passos em
sintonia com o mundo ao redor.
Perceber que essa outra realidade não é excludente da nossa, mas sim
complementar, é um dever desses profissionais, mas não somente deles.
8
ALMEIDA, Marina da Silveira Rodrigues. Instrumentos Diagnósticos de Autismo. Disponível em: <
http://www.
institutoinclusaobrasil.com.br/informacoes_artigos_integra.asp?artigo=152> Acesso: junho de 2011