12
afeito às diferenças, desenvolvê-la no alcance das suas potencialidades,
dar-lhe uma vida mais maleável para encarar o meio em que vive. Sobre
o termo “precoce”, a Diretrize Educacional em Estimulação Precoce aponta
que:
[...] o termo“precoce”denota a natureza preventiva que é o objetivo fundamental
desse programa. [...] Quanto mais tarde a criança iniciar o plano de normalização,
mais atrasado estará o seu desenvolvimento motor, juntamente com a perda na
área sensorial, refletindo na perda da noção espacial, esquema corporal, percepção,
que poderá contribuir com a falta de atenção ou dificuldades cognitivas.
4
O objetivo principal, no caso do autismo, é o desenvolvimento
das habilidades comunicativas, ou seja, o aumento das habilidades de
comunicação e sociais para a criança ter a independência de perceber
como iniciar as interações, uma barreira difícil de ser quebrada por quem
é portador dessa síndrome, tornando o mundo menos hostil às suas
dificuldades, pois vai estar mais adaptado às necessidades de todos os
seres humanos na convivência com os seus semelhantes.
Aplasticidadeneural,acapacidadedeocérebroseadaptaraosestímulos
recebidos é muito maior na primeira infância, ou seja, quanto mais cedo,
mais efetivo e consistente será o resultado desse trabalho. E o autismo não
foge à regra. Uma mente que foge ao padrão estabelecido para a maioria,
para trilhar umcaminho à suamaneira, ter a sua própria e particular visão de
mundo, que um universo à parte do resto da humanidade pode contribuir
de forma efetiva para os demais, desde que lhes sejam dadas as condições
para o pleno desenvolvimento das suas capacidades. São outros tons para
o espectro de cores do mundo. Como diz Temple Grandin, autista e PhD em
ciência animal, são essas diferenças que ajudam o homem a avançar com
passos mais firmes em sua evolução. É a variabilidade que impulsiona o ser
humano rumo à descoberta de si mesmo.
Mas, para que isso ocorra sem tantos tropeços, é preciso que se perceba
que algo não vai conforme os nossos desejos, mas de uma maneira à parte,
o mais cedo possível. As outras pessoas têm naturalmente as ferramentas
para o seu desenvolvimento, dado que o mundo foi feito para a lógica da
sua existência, para o funcionamento delas. O autista, nesse caso, sai em
desvantagem na busca de um aprimoramento do seu potencial. Vive em
um entorno que não foi feito para ele, que não atende aos seus desejos
4
BRASIL, op. cit.