Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  9 / 72 Next Page
Basic version Information
Show Menu
Previous Page 9 / 72 Next Page
Page Background

9

AUTISMO E ESTIMULAÇÃO PRECOCE:

REFLEXÕES

Mariana Esteves Statzner

1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO

Quando o mistério se faz presente, os homens fogem. Com o autismo não é diferente, por vezes é preferível

o preconceito à dura realidade do que nos é desigual na largada da vida. Há muito por se descobrir, e não se

espera, com este trabalho, evidentemente, abrir uma caixinha de Pandora que traga respostas com a mira mais

certeira. O humilde intento deste, melhor dizendo é fazer “reflexões”, ou seja, despertar o pensamento entre os

que se dedicam à árdua tarefa de desvendar o autismo. O foco é a estimulação precoce, discorrer sobre quão

importante pode ser o estímulo aos portadores dessa síndrome em sua caminhada rumo a um universo que lhes

soa tão estranho, ummundo que lhes é tão diverso da sua peculiar existência. Métodos e técnicas também serão

abordados, já que são as ferramentas que nos permitem atingir nossas metas. A ideia de suscitar um debate

sobre os erros cometidos durante esses anos está também na raiz das ideias expostas, uma vez que a insistência

em seguir por vias equivocadas pode estar barrando uma evolução crucial sem que ao menos percebamos isso.

Enfim, é um chamado para um diálogo que deveria ir muito além do papel que vem tendo na atualidade, dada

a seriedade da questão.

PALAVRAS-CHAVE:

Autismo. Estimulação precoce. Reflexão.

ABSTRACT

When the mystery is present, men run away from it. Regarding autism it’s not different, since sometimes

it’s preferable to keep our prejudices than to face the harsh reality of what seems uneven at the start of our

lives. There is a lot of things to be discovered, and it’s not expected with this work, of course, that we will open a

‘Pandora’s’ box which could provide the responses with the most accurate shot. Our humble attempt is to make

“reflections”, is to wake ramblings among those engaged in the arduous task of unraveling one of the annoyances

of our academic environment. Its focus is on early stimulation, in order to discuss how important the stimulus

can be for patients with this syndrome in its path towards a universe that sounds so strange to them, a world that

is so unlike them in their peculiar existence. Methods and techniques will also be discussed, as they’re the tools

that allow us to achieve our goals. The idea of lauching a discussion on the errors committed during these years

of studies on autistic disorder is also at the root of the ideas exposed, since the insistence on following a wrong

1

Residente no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental Coletiva, pelo Núcleo de Educação,

Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (Educasaúde), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada

em Pedagogia, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Estimulação Precoce e Docência Superior, pela

Associação Pestalozzi de Niterói