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way could be barring a crucial development without at least we notice that. Anyway, it is a call for a dialogue that

should go beyond the role it has in actuality, given the seriousness of the matter.

KEYWORDS:

Autism. Early stimulation. Reflection.

Um arcano da ciência, um universo por descobrir. Assim é o autismo,

uma das incógnitas dos estudos do cérebro neste começo de século XXI.

Não se espera nestas linhas, evidentemente, fornecer alguma solução

mágica para essa problemática, ou alardear alguma cura, como se anuncia

vez que outra, sem que isso se mostre consistente. A ideia deste trabalho

é falar sobre como podemos desenvolver as potencialidades desses

indivíduos através da estimulação precoce, o quanto uma atuação nas fases

iniciais da vida pode contribuir para um desenvolvimento mais sadio dos

portadores dessa síndrome, discorrendo sobre essa atividade e expondo

técnicas terapêuticas e educacionais utilizadas na atualidade.

Pretende-se suscitar também uma reflexão sobre os equívocos

frequentes que acontecem no tratamento dos casos, indagando o que

pode ser melhorado nesse sentido, para o pleno desenvolvimento dessas

pessoas como membros de uma sociedade que, ainda que mais aberta do

que em outros tempos, ainda reluta em aceitar as diferenças, e mostra-

se pouco tolerante quando se trata de acolher essas mentes especiais.

Aceitação que é o primeiro passo para se construir uma nova realidade para

esses sujeitos ditos “diferentes”, mas cujas possibilidades de colaborar com

o meio que os rodeia não deve ser, sob nenhuma hipótese, menosprezada.

Hoje concebe-se o autismo como um continuum de gradação

diretamente vinculada com o grau de comprometimento cognitivo,

nomeado de espectro do autismo que teria como características

essenciais comuns a de “Tríade de Comportamentos”

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: da interação social,

comunicação e imaginação. Dúvidas não faltam. Os estudos do cérebro,

ainda, não foram capazes de esclarecer muitos dos traços autísticos,

como o pensamento por imagens, o porquê de interesses específicos, ou

a dificuldade de compreensão de metáforas. Isso deixa claro que ainda

há muito para se entender quanto se fala desse tema e que a cautela

recomendada por Kanner nos primeiros estudos ainda é muito válida na

atualidade. É sabido, todavia, que a estimulação precoce de crianças autistas

tem com frequência resultados satisfatórios no desenvolvimento dos

portadores dessa síndrome, e que, ainda que o desinteresse dos pais não

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Termo cunhado por LornaWing