Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  8 / 116 Next Page
Basic version Information
Show Menu
Previous Page 8 / 116 Next Page
Page Background

6

Coma palavra, o Diretor-Executivo

ANO 03 – Nº 03 – OUTUBRO DE 2014

NOSSAMISSÃO

C

omo

educadores,

somos

movidos por sonhos. Nosso

fundador, Felipe Tiago Gomes, em

uma das suas reflexões, afirma que

seus sonhos já não lhe pertenciam

mais, pois estavam muito além da

sua imaginação. Sonhar sugere

motivar-se para ideais. Sempre mais.

Felizes são aqueles que perseguem

e concretizam seus sonhos, pois

isso exige paixão, movimento,

renúncia, motivação, sentido de ser,

persistência e enfrentamento de

constantes desafios. Se pudéssemos

ler opensamentodonosso Fundador

e de tantos que hoje se dedicam

apaixonadamente

à

educação

em

nossa

rede,

certamente

encontraríamos esses ingredientes

no imaginário dessas pessoas.

Pessoalmente, desde a infância, vimos

construindo ideais. Ser educador foi a

opçãode vida, pois fomos percebendo

que, nessa profissão, poderíamos

concretizar, de forma mais plena, o

nosso sentido de ser. Recordamos

as trajetórias como estudante,

professor, diretor e pró-reitor que

nos possibilitaram trilhar o caminho

deixando em seu trajeto sementes

férteis, percebidas nos olhos brilhando

dosnossosestudantesecolegas, todas

as vezes em que a paixão de educar

atingia os seus corações e provocava a

emoção de uma nova compreensão.

Construímos nossa caminhada com

paixão e, ao perceber sentido de

ser naqueles que estavam conosco,

aumentavam nossa motivação e

sentido de viver. Sempre perseguimos

e buscamos ser exemplo, desafiando-

nos a levar à prática nossos ideais.

Poroutrolado,quemestánaeducação,

mais do que em qualquer outra

profissão, também precisa atualizar-

se continuamente, inovando a prática.

Assim, tanto na graduação, mestrado,

doutorado e pós-doutorado, sempre

procuramos refletir a teoria na prática.

As experiências acumuladas foram

sendo compartilhadas em seis livros

e inúmeros artigos. O desafio em

cada passo ou em cada publicação

foi construir, por um lado, respostas

para que a gestão das instituições

educacionais

respondesse

às

necessidadesdaspessoas,preparando-

as para promover uma sociedade

democrática, na qual o exercício

do bom argumento e a qualidade

de vida em todas as dimensões

se tornassem vivos. Na dimensão

pedagógica, buscamos respostas para

as tradicionais inquietações – por

que estou aprendendo isso?, onde

vou usar isso? Essa busca suscitou a

discussão e o questionamento sobre

os conteúdos, a sua ressignificação

na origem, a problematização como

provocadora dodesejonos estudantes

e a construção de referenciais de

Coma palavra,

o Diretor-Executivo

metodologia e avaliação.

Durante os últimos oito anos e

meio tivemos a oportunidade de

compartilhar esses sonhos e ideais

com muitos colegas cenecistas em

muitos Estados. Nessas andanças

muitas alegrias foram colhidas, pois

percebíamos colegas sedentos em

dar vida às suas práticas. Entre tantos

momentos, muitos foram marcantes.

Lembro-me de uma noite em

Fortaleza, em que, após meses de

formação e práticas, nasceu um livro,

fruto das experiências dos professores

da CNEC Ceará. No ensino superior

essa experiência também foi vivida,

com a contribuição de inúmeros

colegas da rede. Seguiram-se as

reflexões e os depoimentos de

colegas em seminários realizados em

várias Unidades.

Relembramos essa trajetória, no

momento em que nos encontramos

em nova Missão. Como a vida de cada

pessoa, a vida das instituições também

segue o mesmo movimento, pois são

feitas por pessoas que têmsonhos que

buscam ideais. Desde a sua Fundação,

há 71 anos, por Felipe Tiago Gomes, a

Campanha Nacional de Escolas da

Comunidade - CNEC experimentou

momentos diversos. O ideal do

fundador expandiu-se rapidamente

por todo o Brasil, graças a iniciativas

comunitárias, promovidas por pessoas

com o ideal de levar educação para

suas comunidades.

O conceito inicial de instituição foi

sendo transformado constantemente

até chegarmos aos dias de hoje.

Abnegadas lideranças precisaram

fazer enfrentamentos para que a

Instituição pudesse continuar a existir

e desenvolver-se. Coube à atual

Diretoria, tendo à frente o incansável

líder Alexandre José dos Santos,

Prof. Dr. Adelar Hengemühle

Diretor-Executivo – CNEC