Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  74 / 82 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 74 / 82 Next Page
Page Background

Saladeaula:

Complexidade,

CulturaeSociedade

Palavra doMestre

Centro Educacional Alvaro Botelho Maia, Manaus/AM

Taniouska de Silva e Souza

T

emos como paradigmas condutas

sociais que devem ser alcança-

das pelo indivíduo, para sua aceitação

na sociedade, e a escola é indicada e

reconhecida como o lugar para que

esses comportamentos sejam conhe-

cidos e assimilados. Para o desenvol-

vimento dos alunos em uma sala de

aula, é importante que o nivelamento

seja trabalhado pelo professor de for-

ma que o aprendizado seja alcançado

pela maioria; mas, nesse nível deseja-

do, está intrínseco o que a sociedade

entende como indivíduo ideal. Tudo

isso nos remete à padronização e,

muitas vezes, nos vemos exigindo isso

dos nossos alunos.

Diante dessa realidade, pretendo lan-

çar um olhar sobre a sala de aula, re-

conhecendo sua complexidade em

relação à diversidade cultural dos

alunos. O nivelamento como preparo

para a assimilação do conhecimento

pode estar virando as costas para uma

análise mais aprofundada da realidade

vivida pelas pessoas e anulando con-

tribuições valiosas por parte do dis-

cente em relação às suas experiências,

impedindo a troca de conhecimentos

Professora Taniouska Souza