6
Coma palavra, o Diretor-Executivo
ANO 03 – Nº 03 – OUTUBRO DE 2014
NOSSAMISSÃO
C
omo
educadores,
somos
movidos por sonhos. Nosso
fundador, Felipe Tiago Gomes, em
uma das suas reflexões, afirma que
seus sonhos já não lhe pertenciam
mais, pois estavam muito além da
sua imaginação. Sonhar sugere
motivar-se para ideais. Sempre mais.
Felizes são aqueles que perseguem
e concretizam seus sonhos, pois
isso exige paixão, movimento,
renúncia, motivação, sentido de ser,
persistência e enfrentamento de
constantes desafios. Se pudéssemos
ler opensamentodonosso Fundador
e de tantos que hoje se dedicam
apaixonadamente
à
educação
em
nossa
rede,
certamente
encontraríamos esses ingredientes
no imaginário dessas pessoas.
Pessoalmente, desde a infância, vimos
construindo ideais. Ser educador foi a
opçãode vida, pois fomos percebendo
que, nessa profissão, poderíamos
concretizar, de forma mais plena, o
nosso sentido de ser. Recordamos
as trajetórias como estudante,
professor, diretor e pró-reitor que
nos possibilitaram trilhar o caminho
deixando em seu trajeto sementes
férteis, percebidas nos olhos brilhando
dosnossosestudantesecolegas, todas
as vezes em que a paixão de educar
atingia os seus corações e provocava a
emoção de uma nova compreensão.
Construímos nossa caminhada com
paixão e, ao perceber sentido de
ser naqueles que estavam conosco,
aumentavam nossa motivação e
sentido de viver. Sempre perseguimos
e buscamos ser exemplo, desafiando-
nos a levar à prática nossos ideais.
Poroutrolado,quemestánaeducação,
mais do que em qualquer outra
profissão, também precisa atualizar-
se continuamente, inovando a prática.
Assim, tanto na graduação, mestrado,
doutorado e pós-doutorado, sempre
procuramos refletir a teoria na prática.
As experiências acumuladas foram
sendo compartilhadas em seis livros
e inúmeros artigos. O desafio em
cada passo ou em cada publicação
foi construir, por um lado, respostas
para que a gestão das instituições
educacionais
respondesse
às
necessidadesdaspessoas,preparando-
as para promover uma sociedade
democrática, na qual o exercício
do bom argumento e a qualidade
de vida em todas as dimensões
se tornassem vivos. Na dimensão
pedagógica, buscamos respostas para
as tradicionais inquietações – por
que estou aprendendo isso?, onde
vou usar isso? Essa busca suscitou a
discussão e o questionamento sobre
os conteúdos, a sua ressignificação
na origem, a problematização como
provocadora dodesejonos estudantes
e a construção de referenciais de
Coma palavra,
o Diretor-Executivo
metodologia e avaliação.
Durante os últimos oito anos e
meio tivemos a oportunidade de
compartilhar esses sonhos e ideais
com muitos colegas cenecistas em
muitos Estados. Nessas andanças
muitas alegrias foram colhidas, pois
percebíamos colegas sedentos em
dar vida às suas práticas. Entre tantos
momentos, muitos foram marcantes.
Lembro-me de uma noite em
Fortaleza, em que, após meses de
formação e práticas, nasceu um livro,
fruto das experiências dos professores
da CNEC Ceará. No ensino superior
essa experiência também foi vivida,
com a contribuição de inúmeros
colegas da rede. Seguiram-se as
reflexões e os depoimentos de
colegas em seminários realizados em
várias Unidades.
Relembramos essa trajetória, no
momento em que nos encontramos
em nova Missão. Como a vida de cada
pessoa, a vida das instituições também
segue o mesmo movimento, pois são
feitas por pessoas que têmsonhos que
buscam ideais. Desde a sua Fundação,
há 71 anos, por Felipe Tiago Gomes, a
Campanha Nacional de Escolas da
Comunidade - CNEC experimentou
momentos diversos. O ideal do
fundador expandiu-se rapidamente
por todo o Brasil, graças a iniciativas
comunitárias, promovidas por pessoas
com o ideal de levar educação para
suas comunidades.
O conceito inicial de instituição foi
sendo transformado constantemente
até chegarmos aos dias de hoje.
Abnegadas lideranças precisaram
fazer enfrentamentos para que a
Instituição pudesse continuar a existir
e desenvolver-se. Coube à atual
Diretoria, tendo à frente o incansável
líder Alexandre José dos Santos,
Prof. Dr. Adelar Hengemühle
Diretor-Executivo – CNEC