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Institucional CNEC

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ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015 •

CNECManaus

promoveProjeto

Semear

Centro Educacional Eduardo Ribeiro – Manaus/AM

D

iante dos noticiários da mídia, fi-

camos perplexos diante de tantas

notícias sobre corrupção, quando a

falta de ética se sobressai aos valores,

e a ordem dos fatos é retorcida. Nesse

emaranhado, perguntamo-nos: O que

fazer? Esse é o futuro que almejamos

para os jovens? Que herança deixare-

mos para nossas crianças? Pensando

nesses dilemas, o Centro Educacional

Eduardo Ribeiro, em Manaus (AM), de-

senvolveu o “Projeto Semear – Edu-

cação Política na Escola”, que trabalha

comametodologia de Paulo Freire so-

bre a leitura de mundo com seus ran-

ços e avanços, buscando desenvolver

nos estudantes uma opinião clara so-

bre aquilo que atualmente é proposto

a todos.

O Projeto Semear tem como objetivo

promover reflexões sobre os temas so-

ciais e políticos da cidade na qual mo-

ramos, do Brasil e do mundo. Ele busca

ampliar o debate sobre situações viven-

ciadas em nosso cotidiano que atingem

diretamente nosso povo, além de bus-

car ser o elo interdisciplinar na propos-

ta pedagógica do Exame Nacional de

Escolas Cenecistas (ENEC), pois aborda

situações atuais de amplitude, como éti-

ca, corrupção, sociedade de consumo,

biodiversidade, meio ambiente, voto

consciente, qualidade de vida, relações

sociais (família) e tecnologia, enfim, situ-

ações que tocamonosso “ser” eonosso

“viver”.

A cada trimestre letivo, esse projeto

prevê debates em sala de aula, pales-

tras e vídeos, que construam nos en-

volvidos uma identidade cidadã por

meio do diálogo, da discussão, da

reflexão e da criticidade, levando ao

exercício das habilidades que o cida-

dão de direito vivendo na pólis (cida-

de) precisa conhecer: saber votar, rei-

vindicar seus direitos e conhecer seus

deveres. Isso é de fundamental impor-

tância no diálogo social, no qual todos

somos protagonistas nas nossas dores

de cada dia.

No primeiro trimestre deste ano, den-

tre as ações propostas pelo Projeto, os

alunos da CNEC Manaus visitaram as

dependências da Assembleia Legisla-

tiva de Amazonas, conversaram com

políticos e participaram da plenária do

dia, atividade que agregou valores e

conhecimento.

O projeto não possui vínculo partidário

nem adere a nenhuma ideologia. Seu

objetivo é formar o cidadão crítico e

coerente com a sua vida e com a vida

em sociedade. Aborda temas como

formação ética e cidadania; política no

cotidiano; atitudes de respeito ao patri-

mônio público, solidariedade e repúdio

a injustiças; estrutura básica de funcio-

namento da máquina político-admi-

nistrativa na esfera municipal e estadu-

al; função dos representantes (legislar,

fiscalizar e representar politicamente a

sociedade); voto consciente; relação

entre poder e mídia; sustentabilidade;

entre outros.

Estudantes participantes a caminho da Assembleia Legislativa de Amazonas

Professores envolvidos no Projeto Semear