Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  26 / 82 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 26 / 82 Next Page
Page Background

Institucional CNEC

26

• ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015

ProjetodaCNEC

Lajeadoune teoria

eprática

Colégio Cenecista João Batista de Mello – Lajeado/RS

N

a CNEC de Lajeado (RS), a apren-

dizagem ultrapassa os limites ins-

titucionais da sala de aula. E as turmas

do 2º ano do Ensino Fundamental pu-

deram vivenciar bem essa prática, no

primeiro semestre deste ano, com o

projeto “Somos umPedacinho do Uni-

verso Cheio de Vida”.

A iniciativa do Colégio, de comple-

mentar com a prática a teoria apren-

dida em sala, envolveu alguns temas

e atividades estudadas em disciplinas

como Geografia, Ciências, Artes, Edu-

cação Física e Língua Portuguesa.

Primeiramente, os alunos tiveram con-

tato com os conhecimentos didáticos

sobre o surgimento do universo, dos

planetas e da Terra. Depois disso, pu-

deram colocar em prática os assuntos

estudados com a visita ao planetário

do Centro Universitário Univates – lo-

cal onde os universitários realizam ofi-

cinas sobre o universo – e observar es-

truturas geométricas por meio de uma

caminhada pela cidade.

No planetário, as crianças puderam in-

teragir e participar de simulações que

as aproximaram do universo. Além dis-

so, os alunos tiveram a oportunidade

de conhecer a cobertura do prédio do

Centro Universitário, onde observaram

mais de perto, com o uso de um teles-

cópio moderno, a Lua e alguns plane-

tas, como Vênus e Júpiter.

Durante o passeio pela cidade, os dis-

centes enriqueceram seu conheci-

mento pesquisando o espaço em que

vivem: sua casa, sua rua, seu bairro...

Eles analisaram, com a orientação dos

Visita ao planetário da Univates

Caminhada pela cidade de Lajeado/RS

professores, diferentes tipos de ruas

(pavimentadas, de asfalto, de parale-

lepípedos) e casas (sobrados, aparta-

mentos, casas de formas geométricas,

residenciais e comerciais).

A finalização do projeto se deu com a

produção de maquetes feitas de suca-

tas, inspiradas nas observações realiza-

das desde o início dos estudos.

Os pais dos alunos se mostraram sa-

tisfeitos com a iniciativa do Colé-

gio, certos de que, assim, as crianças

aprendem mais. “Tudo o que a gente

aprende na prática tem mais sentido”,

defende Margareth, mãe de um aluno

do Colégio.

Da mesma forma, os professores en-

volvidos concordam que levar a prá-

tica à aprendizagem das crianças po-

tencializa o ensino. “Acredito que todo

conhecimento só se torna aprendiza-

gem quando faz sentido para as crian-

ças, na teoria e na prática”, confirma a

docente Angélica.

O trabalho desenvolvido foi muito sig-

nificativo para as crianças, já que elas

se envolveram nas atividades propos-

tas, integrando de forma mais con-

creta os conteúdos desenvolvidos e o

convívio com os colegas.