Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  20 / 82 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 20 / 82 Next Page
Page Background

Institucional CNEC

20

• ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015

Guardiõesdomeio

ambiente

Instituto de Educação Cenecista General Canabarro – Teutônia/RS

A

curiosidade, a necessidade de saber e compre-

ender, os questionamentos e o desejo de cons-

truir conhecimento são elementos-chave para o

desenvolvimento de projetos.

Ensinar por meio de projetos é uma forma clara de

vincular a teoria à prática, visando a alcançar ob-

jetivos, como tornar a relação entre o ensinar e o

aprender significativa; oportunizar e vivenciar mu-

danças na organização dos conhecimentos esco-

lares. Por meio dessa metodologia, também é pos-

sível fomentar habilidades interpessoais que, por

vezes, no ambiente da sala de aula, podem não ser

apresentadas e/ou potencializadas.

Nesse sentido, buscando relacionar teoria com

prática, o Instituto de Educação Cenecista General

Canabarro, em Teutônia (RS), realizou no primeiro

semestre deste ano, com alunos do 7º ano do En-

sino Fundamental, coordenados pela professora de

Ciências Ani da Silva, o Projeto Guardiões do Meio

Ambiente.

Esse projeto consiste em coletar óleo para, a partir

dele, realizar a produção de sabão líquido, reciclan-

do o óleo e a embalagem a ser utilizada. O trabalho

visa a desenvolver a conscientização da preserva-

ção do meio ambiente, por meio do descarte ade-

quado do óleo de cozinha saturado e da utilização

de garrafas pet como embalagem. Além disso, os

alunos realizam estudos em que relacionam a Ma-

temática com conteúdos de proporção e análise de

resultados, complementando o trabalho de sala de

aula.

O projeto também objetiva o desenvolvimento e

fortalecimento de habilidades para o trabalho em

equipe, já que todo o processo proporciona essa vi-

vência. Coordenação de grupos, mediação de con-

flitos, pensamento sistêmico, poder de argumenta-

ção, proatividade e versatilidade na comunicação

são alguns exemplos de habilidades sociais e emo-

cionais vivenciadas durante a execução do projeto.

É importante ressaltar que essas atividades vêm

acompanhadas por uma experiência de exercício

de cidadania por parte dos alunos. Após todo o

processo de recolhimento, análise e produção do

material, os alunos realizaram algumas visitas e pa-

lestras, nas quais tiverama oportunidade de interagir

com a comunidade, a fim de conscientizá-la a res-

peito do cuidado com o meio ambiente, explanar

sobre o processo produtivo e doar o resultado de

seu trabalho.

Demonstração do processo de reciclagem

Estudantes do 7°ano participantes do Projeto