Quarta-feira, 26 de Maio de 2010

Seminário nacional discute as licenciaturas no âmbito dos Institutos FederaisA abertura foi realizada ontem, 24 de maio, no auditório do campus e contou com a presença de representantes da rede federal de educação profissional e tecnológica, professores e alunos. Logo após, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Moreira Pacheco, ministrou palestra ao público presente.

O grande objetivo deste evento é criar espaços de debate para expor desafios e traçar metas para tornar os Institutos Federais centros de excelência em licenciaturas, destacou o representante da coordenação do Senalif, Fábio Soares de Oliveira, do IFMG.

Como representante do prefeito da cidade de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, a secretária de Educação do município, Marcília Chaves, parabenizou a organização do evento e desejou boas-vindas a todos os participantes.

De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Moreira Pacheco, o Senalif se revela como uma grande contribuição para o desenvolvimento da educação básica no país. O seminário marca o início de uma caminhada para a construção de uma proposta de licenciatura enraizada na prática docente, na relação com a sociedade, no experimento e na realidade, enfatizou.

É uma satisfação contar com a presença de representantes de todos os estados do Brasil neste seminário. Queremos fazer da educação um verdadeiro vetor de inclusão social. Desde que o país existe, sempre houve a exclusão. Esse é o reflexo de um modelo pedagógico equivocado que culminou em uma nação de analfabetos. O resgate e a inclusão devem se dar pela educação. A grande revolução que temos que colocar em prática é formar jovens e, para isso, é preciso formar os professores por meio de uma licenciatura diferente da aplicada nos dias de hoje, afirmou o reitor do IFMG e vice-presidente do Conif, Caio Mário Bueno Silva.

aqui

http:www.ifmg.edu.br/news/