Segunda-feira, 21 de Março de 2011

O encantamento pela leitura (21 03)Podemos ler imagens ou isso diz respeito apenas aos textos? E na internet, a leitura é a mesma dos livros? Por outro lado, é possível, além de ensinar a ler, também ensinar a gostar de ler?

Tais perguntas desafiam diariamente famílias, professores e equipes pedagógicas de escolas, secretarias de educação. Para Margareth Caldas Fuchs, gerente de Bibliotecas e Faróis do Saber da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, é preciso criar um ambiente de estímulo à leitura, de maneira prazerosa. Não é apenas a existência de uma biblioteca que irá garantir o gosto pela leitura. É preciso ter pessoas que influenciam positivamente o leitor, afirma Margareth.

E entre as pessoas que podem influenciar positivamente o leitor, estão professores, pais e agentes de leitura presentes nas bibliotecas.

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró Livro e Ibope Inteligência e Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), quem mais influencia o hábito da leitura são os pais e professores. As crianças são muito receptivas as estímulos que os professores apresentam. Se o professor está também encantado pela leitura e pelo potencial de crescimento que ela nos desperta, com certeza impactará também os alunos, afirma Margareth.

Leia o restante da matéria clicando aqui

fonte: http:www.gazetadopovo.com.br/ensino/