Sexta-feira, 07 de Maio de 2010

Alunos com notas altas em exame do Ministério da Educação terão direito a bolsas de pós-graduaçãoEstudantes que tiraram as maiores notas no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em 2007 e 2008 poderão ganhar bolsas de estudo em mestrado e doutorado. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (27). Os alunos terão 12 meses para entrar em algum programa de pós-graduação avaliado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com nota superior a três. Para ingressar em um mestrado ou doutorado, é preciso participar de processos de seleção definidos pelas universidades. Quem já está matriculado em algum programa do tipo e teve nota alta no Enade também poderá solicitar a bolsa.

A Capes e o Inep, órgão do MEC (Ministério da Educação), serão responsáveis pela implementação do programa. O Inep divulgará a lista de aprovados para o benefício. O auxílio terá prazo máximo de duração de 24 meses para o mestrado e de 48 para o doutorado. Não será permitido acumular essa bolsa com qualquer auxílio de outro programa da Capes, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada. Para ter o direito à bolsa, o estudante concluinte deverá apresentar ao programa de pós-graduação no qual foi selecionado uma cópia do boletim de desempenho do estudante emitido pelo Inep. A faculdade deverá encaminhar o pedido à Capes.

O que é o Enade

O exame é aplicado a alunos do primeiro e último anos de graduação de universidades particulares e federais. É realizado pelo MEC para medir a qualidade dos cursos de ensino superior. O Enade é realizado em ciclos de três anos para cada curso. Ou seja, as áreas avaliadas neste ano só vão ser reavaliadas em 2013. Até 2008, era aplicado por amostragem. Só fazia quem era sorteado  cerca de 60% dos universitários. A última edição foi universal  todos os calouros e formandos foram convocados.

fonte: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/