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ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015 •
Perfil
da Universidade do Estado de Santa
Catarina; especialização em Marketing
também pela ESAG-UDESC/SC; e gra-
duação em Biblioteconomia e Docu-
mentação pela Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC).
Em seu percurso profissional, assumiu
a função de docente na UFSC, UDESC,
Universidade de Uberaba (UNIUBE),
Centro Universitário Cesumar (UNI-
CESUMAR) e Universidade Guarulhos
(UNG). Maria Helena também atuou
como diretora da Biblioteca Central;
coordenadora do curso de Bibliote-
conomia; pró-reitora comunitária e de
extensão e secretária executiva de pla-
nejamento da UDESC; pró-reitora de
Ensino de Graduação e de Extensão da
UNIUBE; diretora de Desenvolvimen-
to Institucional; presidente da CPA;
presidente da Comissão de Análise e
Acompanhamento do PROUNI; repre-
sentante do PROUNI; e coordenadora
do Projeto Escola de Fábrica do Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Edu-
cação (FNDE) – Ministério da Educa-
ção (MEC), no UNICESUMAR.
O vasto currículo não para por aqui. Ela
já trabalhou como vice-reitora da UnG,
superintendente acadêmica, presiden-
te da Comissão de Avaliação Institu-
cional, pró-reitora de Pós-Graduação,
Pesquisa e Extensão e assessora aca-
dêmica da Associação de Mantenedo-
ras Particulares de Ensino Superior de
Santa Catarina (AMPESC).
São quatro os setores que compõem
a Coordenação de Educação: Setor
de Inovação e Desenvolvimento; Setor
Pedagógico; Setor de Secretaria e Bi-
blioteca; e Setor Técnico.
Setor Pedagógico
Coordena, orienta, supervisiona e ava-
lia o desenvolvimento da atividade pe-
dagógica e acadêmica da educação
básica e educação superior, na Rede
CNEC, mobilizando as unidades para
oferecer uma educação de excelência
objetivando a formação integral das
pessoas e o compromisso social.
Setorde InovaçãoeDesenvolvimento
Acompanha tendências educacionais
e tecnológicas, monitorando constan-
temente as áreas de ensino, pesquisa
e extensão, para o desenvolvimento da
Rede CNEC. Também difunde conhe-
cimento sobre inovação, tecnologias e
metodologias emergentes que favore-
çam a aprendizagem.
Setor Técnico
Conduz os processos regulatórios (atos
autorizativos, de credenciamento, recre-
denciamento, reconhecimento e reno-
vaçãode reconhecimentode cursos), os
processos de supervisão internos e ex-
ternos e a avaliação institucional interna
e externa da Rede CNEC.
Setor de Secretaria e Biblioteca
Elabora e acompanha o atendimento
das políticas e diretrizes institucionais
para o desenvolvimento das atividades
de biblioteca e secretaria acadêmica
nas unidades de educação básica e
educação superior.
Metas
A elevação dos níveis de aprendiza-
gem de nossos alunos é meta a ser
alcançada por todos os educadores
cenecistas, pois é ela o resultado
concreto de nossa ação pedagógica.
Não podemos desvincular ensino e
aprendizagem, por serem ações que
se completam e evidenciam a impor-
tância do papel de cada um dos ato-
res envolvidos nesse processo entre
alunos, docentes e gestores.
Assim, a proposta da CEDUC é somar
esforços, isto é, atuar conjuntamen-
te com as instituições, com foco no
mesmo alvo: nossos alunos. São eles
a razão de nossa existência. É para eles
que devemos direcionar nossos olha-
res de educadores, cientes da magni-
tude da atuação de um educador para
formar pessoas que possam contribuir
para uma sociedade justa e solidária,
onde se preservem os valores e princí-
pios da Rede CNEC: a ética, a excelên-
cia, a valorização do ser humano e o
compromisso social e ambiental.
Minicurrículo
Maria Helena Krüger possui os títulos
de mestrado em Gestão Estratégica
das Organizações pela Escola Superior
de Administração e Gerência (ESAG)