Institucional CNEC
12
• ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015
Aartena
Matemática
Colégio Cenecista Doutor Júlio Cesar Ribeiro Neves – Concórdia-SC
A
prender os conteúdos da Mate-
mática, ou de outras disciplinas,
pode ser uma tarefa muito simples
e prazerosa. Foi assim que os alu-
nos de turmas de 8ª série do Colégio
Cenecista Doutor Júlio Cesar Ribeiro
Neves estudaram sobre Círculos e
Circunferências nas aulas de Mate-
mática, que lá são ministradas pelo
professor Fernando Souza.
Emsalade aula a turma trabalhouos cál-
culos e as teorias, mas não ficou só nis-
so! O fechamento do conteúdo ocorreu
de forma prática. Eles estudaram a apli-
cabilidade das teorias de círculos e das
circunferências nas rosáceas, que são
elementos arquitetônicos ornamentais,
criando as próprias peças.
Fernando comenta que os alunos tra-
balharam em grupos e usaram vários
tipos de materiais para fazer as rosáce-
as. “A própria história já diz que se alo-
ca nas rosáceas aquilo que está inte-
riorizado”, destaca. O professor explica
ainda que, além de trabalhar os con-
teúdos das disciplinas, os educadores
da CNEC em Concórdia também se
preocupam em desenvolver a inteli-
gência emocional dos alunos.
A diretora do Colégio, Márcia Farinella
Campos, diz que a escola tem o obje-
tivo de desenvolver ações pedagógicas
fortes para que os alunos aprendam de
forma global. “Nosso foco é o conheci-
mento, mas sabemos que ele também
ocorre por meio de diferentes formas e
estratégias”, argumenta a diretora.
O trabalho com as rosáceas teve boa
aceitação entre os estudantes e o belo
resultado foi exposto no
hall
de entra-
da de um supermercado da cidade.