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Institucional CNEC

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ANO 04 • nº 01 • MARÇO de 2015 •

Inescépremiadopela

ABMEScomoprojeto

“AdoteumPreso”

Instituto de Ensino Superior Cenecista – Unaí-MG

A

conteceu no final do ano passado,

dia 2 de dezembro, em Brasília, a

premiação dos vencedores da 21ª edi-

ção do Prêmio Top Educacional Pro-

fessor Mário Palmério, promovida pela

Associação Brasileira de Mantenedo-

ras de Ensino Superior (ABMES).

O Prêmio contempla os trabalhos de-

senvolvidos pelas Instituições de Ensi-

no Superior (IES), enviados anualmente

à ABMES. Tais trabalhos demonstram

o esforço realizado em atuar de forma

importante na comunidade em cum-

primento à responsabilidade social,

como uma das dimensões de suas

propostas educativas.

Em 2014, o primeiro vencedor foi o

projeto “Adote um Preso”, desenvol-

vido pelo Instituto de Ensino Superior

Cenecista (Inesc) de Unaí (MG). Esco-

lhido por unanimidade pela comissão

julgadora, o projeto do Inesc chamou

a atenção pela facilidade de ser imple-

mentado e desenvolvido por outras

IES, além do impacto positivo que de-

sempenha na comunidade.

Adote umpreso

O projeto, iniciado em 10 de março de

2009, surgiu após a constatação da si-

tuação problemática na Penitenciária

Agostinho de Oliveira Júnior (Comar-

ca de Unaí/MG), por parte dos profes-

sores/orientadores do Núcleo de Prá-

ticas Jurídicas e da coordenação do

curso de Direito do Inesc.

Muitos internos, em cumprimento

de suas sentenças condenatórias,

tinham seus benefícios retardados

pela ausência de defensoria na Co-

marca e pela falta de recursos finan-

ceiros para custear os honorários de

um advogado particular.

Os professores partem do princípio de

que os condenados por delitos devem

pagar rigorosamente pelos seus erros

no tempo determinado de suas con-

denações. Por outro lado, consideram

que ficar mais tempo preso do que o

determinado, por falta de recursos fi-

nanceiros (hipossuficiência), acarreta

aos presos uma série de problemas

– revolta, transtornos psicológicos

e grandes dificuldades em retornar à

sociedade de forma sadia.

Nesse contexto, surgiu a ideia de fir-

mar parceria entre o curso de Direito

do Inesc e o Tribunal de Justiça do

Estado de Minas Gerais – por meio da

Vara de Execuções Criminais e da Pe-

nitenciária Agostinho de Oliveira Jú-

nior – visando atender os condenados

hipossuficientes e acompanhar suas

execuções em consonância com seus

direitos a benefícios.

Oprojeto trouxe ainda benefícios dire-

tos para professores e alunos do cur-

so de Direito do Inesc, especialmente

no que se refere ao desenvolvimento

curricular – aspectos teóricos e prá-

ticos –, à humanização do contato

interpessoal entre docentes, alunos e

detentos e à compreensão dos direi-

tos humanos e constitucionais.

Como exemplo da dedicação dos

alunos e professores do Inesc com o

projeto “Adote um Preso”, em 2013, o

reeducando S.P.S. que cumpre pena

no regime semiaberto na Penitenci-

ária Agostinho Oliveira Júnior (PAOJ),

concluiu o Ensino Médio ainda no

presídio, em seguida prestou o Exame

Nacional do Ensino Médio (Enem) e foi

contemplado com uma bolsa integral

para o curso de Ciências Contábeis,

por meio do Programa Universidade

para Todos (ProUni), para iniciar os es-

tudos já no primeiro semestre de 2014.

Apesar da aparente simplicidade

do projeto, as ações dele resultan-

tes vão ao encontro dos objetivos

do Prêmio: podem ser adaptadas e

executadas por outras instituições,

apresentam resultados comprova-

dos e significativos impactos na re-

gião de abrangência do Inesc.

Diretor do Inesc (esq.) recebendoapremiação.