Page 19 - Livro 50 anos CNEC Osorio

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Em julho do mesmo ano, realizou-se o primeiro vestibular.
Foram aprovados sessenta candidatos para o Curso de Licenciatura
Plena em Letras e cinquenta para o Curso de Estudos Sociais.
No início de agosto, instalaram-se os cursos e foi proferida a
aula inaugural pelo Senador Aderbal Jurema. Para a direção da
Faculdade, a direção nacional da CNEC indicou o Prof. Isaac
Marques.
A Faculdade de Ciências e Letras de Osório passou a
funcionar com regularidade. Em 1984, no fnal do primeiro semestre
letivo, foi publicada em portaria pelo CFE, a plenifcação do Curso
de Estudos Sociais, com opções em História e Geografa.
No dia cinco de agosto de 1985, assumiu a direção daFACOS
a Professora Dione Maria Ramos. Como Vice-diretor, foi indicado
o Prof. Isaac Marques. O mandato é de dois anos. A cerimônia de
posse foi complementada com a aula inaugural do Prof. Ricardo
Fitz, titular das disciplinas de História Antiga e Medieval.
Após quatro anos de atividades, a FACOS já formava suas
primeiras turmas em Letras e Estudos Sociais. A demanda dos
cursos nunca foi diminuída. Todas as vagas estão preenchidas.
Nossos cursos estão dentro dos padrões da média geral
do Estado. O alunado, em sua maioria expressiva, afrma que os
cursos estão correspondendo às suas expectativas. Entretanto,
como a educação é um processo dinâmico, exige uma constante
revisão e atualização da flosofa que norteia seus passos e,
consequentemente, renovação de recursos emétodos pedagógicos.
Uma Faculdade que vise à formação de pessoal docente
para a rede escolar deve manter, no mínimo, Cursos na área
de Letras, de Ciências Sociais e Biológicas. Na ocasião da
formação da Carta-consulta, devido à urgência da elaboração dos
procedimentos legais, optamos por Letras e Estudos Sociais, já
que a implementação da terceira área, que fcou para outra etapa,
demandava maior tempo, por causa da montagem dos Laboratórios.
Outro fato signifcativo a ressaltar é o esforça da atual
direção da FACOS em abrir as portas para a comunidade local e
regional. Uma escola de nível superior não pode ser uma instituição
intramuros, fechada à comunidade. Além da divulgação de
conhecimentos e contribuições para o progresso do saber humano
através do ensino e pesquisa, como centro de irradiação da cultura,
deve exercer um papel transformador da sociedade.