Page 122 - Livro 50 anos CNEC Osorio

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Diehl e Ângela Kelermann, diretoras dessas escolas. Depois surgiu
a Escola Industrial em 1961. Foi uma grande visão do Governador
Brizola. Surgiu o Cônego Pedro, numa área pequena. Dizia: “Vamos
pegar um terreno maior.” Hoje tem 500 alunos e falta de espaço.
O Polivalente, eu fui da comissão de escolha do terreno. O coronel
Interventor Azambuja convidou a mim, o Ildo Monteiro e o Sinval
Ribeiro. Logo apresentamos o terreno do GAO, que foi permutado
por 50 terrenos na praia, com a Prefeitura.
Osório tinha umas pontes importantes em Porto Alegre,
como o Dr. Homero Ribeiro, Inspetor do Ensino Federal. Foi ele
que informou ao Coronel Azambuja: “o MEC tem uma verba dos
EUA, para fazer cem escolas vocacionais, no Brasil, uma pode ser
aqui em Osório.”
O Polivalente começou com ofcinas, gráfca, um equipamento
de última geração. Infelizmente o ensino técnico sempre teve altos
e baixos, mas hoje o polivalente é uma boa escola de segundo
grau.
A escola Albatroz veio como uma escola com proposta
diferente, que é a educação de jovens e adultos: o antigo Artigo 91,
o supletivo, ela está muito bem, com mais de 1.000 alunos.
O Município de Osório tem 45 mil habitantes atualmente, e
15 mil matriculados, isso corresponde a 33% da população nas
escolas. Se o ensino é bom, regular ou fraco, ele está na média
geral do Estado, se for aportado mais recurso, vai entrar num
processo de aperfeiçoamento, porque a sociedade está mudando
mais rápido que a escola. A escola dá a resposta à sociedade, mais
adequada aos novos tempos.
CNEC- Professor, o senhor que acompanhou a educação de
Osório, qual foi a contribuição da CNEC, para garantir 33% da
população nas escolas?
O ensino superior, como o nome já está dizendo, mas a
tipologia está muito bonita; Ensino Infantil, Ensino Fundamental,
a base para o Ensino Médio e a base para o Ensino Superior.
Aparentemente, quando se criou a Faculdade, gerou aquela
impressão de que aquela “Velha Guarda” de professores estava
ultrapassada. Agora vem uma nova geração para o ensino, mas
não é bem assim. Na sociedade, principalmente uma sociedade
culta, do ponto de vista antropológico, com muito recurso, centenas