Page 104 - Livro 50 anos CNEC Osorio

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Ainda naquela época, tivemos o registro de intensas
movimentações dos acadêmicos da casa, em particular aqueles
do Curso de Computação, os quais produziram o que chamaram
de Manifesto Público à Comunidade Litorânea. Esse documento,
discutido, produzido e subscrito em assembleia pela Comunidade
Acadêmica do Curso, buscava trazer ao conhecimento do público
litorâneo questões pertinentes ao posicionamento do profssional
licenciado em computação frente ao mercado de trabalho, tais
como: (a) o perfl do profssional licenciado em computação; (b)
inserção da disciplina de computação no currículo escolar; (c)
regulamentação profssional na área de TI.
E o que dizer, então, da Audiência Pública, articulada em
2009 sob o tema “Regulamentação da Profssão de Licenciado em
Computação e Espaços de Atuação do Egresso da Licenciatura em
Computação”? Ummomento ímpar na instituição, em que a FACOS/
CNEC promovia uma intensa discussão, irmanada com a UNISC,
representada por seu Curso de Computação. Movimentação que,
na mesma ocasião, oportunizou ainda a realização do Linux Day.
Este, um evento que buscava discutir a presença das tecnologias
livres no espaço escolar, propondo o tema “O Linux Educacional
e suas possibilidades em sala de aula”, com palestras e ofcinas
práticas. Momentos memoráveis de puro debate e efervescência
de ideias.
Nesse mesmo ano, vimos a CNEC interiorizar suas ações
comunitárias, por meio de ações como a Semana da Cidadania e a
parceria no Projeto Capacitar para a Cidadania.
A Semana da Cidadania representou um conjunto de ações
dos diversos níveis de ensino da CNEC, desde a educação infantil,
ensino básico, médio e superior, somando e integrando forças, por
meio de ações comas comunidades dos bairros da cidade deOsório.
Na programação tivemos apresentações lúdicas como as realizadas
pelo Curso de Letras, palestras sobre meio ambiente promovidas
pelo Curso de Biologia, debates com ênfase nas discussões sobre o
sujeito social, cidadania e educação, trazidas a termo nos espaços
da CNEC, tudo na busca da abertura de portas à comunidade. Na
contrapartida dessa iniciativa, foram igualmente promovidas ações
da CNEC nas escolas municipais, onde foram exemplos as ofcinas
práticas de educação física, informática e orientações jurídicas,
destinadas aos alunos, professores, funcionários e familiares. Sua