Quinta-feira, 17 de Novembro de 2011

Jogos on-line fazem parte da rotina de 90% das crianças de 5 a 9 anos que afirmam usar a internet. A lista de atividades na web também se estende a pesquisas escolares e ao acesso a sites de brincadeiras que trazem personagens da tevê. O resultado faz parte de um estudo divulgado em outubro pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que entrevistou 2,5 mil crianças e constatou que 27% delas usam a internet.

Estar conectado enquanto se aprende e se diverte é comum para as crianças. Contudo, pais e professores ainda se mostram reticentes quanto à combinação de diversão e tecnologia para o aprendizado. Uma das explicações para essa resistência é que grande parte dos adultos de hoje tiveram durante a infância e a adolescência uma relação de mero entretenimento e lazer com videogames e jogos digitais.

Essa visão deve mudar à medida que os jogos educativos evoluam e ganhem força no mercado, promovendo o desenvolvimento pessoal, acadêmico e até profissional na frente de telas de computador e novas plataformas. Para que isso aconteça, no entanto, é preciso que o uso de jogos digitais como ferramenta pedagógica faça parte da formação do professor e que o mercado tecnológico aprimore o conteúdo e o design dos games.

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