Sexta-feira, 05 de Abril de 2013

Quando nos projetamos educador, vários princípios pedagógicos nos norteiam, mas algumas vezes acabamos usando de nossos conhecimentos empíricos para atuar em sala de aula. É preciso fundamentar e procurar focar o trabalho dentro de uma linha de pensamento, estabelecendo um conjunto de ações julgadas como adequáveis.

Segundo Demo, "educar pela pesquisa tem como condição essencial primeira que o profissional de educação seja pesquisador, ou seja, maneje a pesquisa como princípio científico e educativo e a tenha como atitude cotidiana".

Partindo desta linha pedagógica a professora de física Katiussa do Amaral, juntamente com os alunos dos 2ºanos C,D,E do Colégio Pedro Antônio Fayal, nas aulas de física, estudaram o conteúdo de óptica - Princípios ópticos, fundamentados na pesquisa científica.

Inicialmente em sala de aula os alunos foram indagados: - O que é a luz? - O que é 3D (cinema)? - O que é ângulo de visão? Partindo destes questionamentos, foi provocada uma aula debate, para levantar hipóteses sobre o assunto.

Alunos em aula debate no saguão da escola

Após levantamento de hipóteses, buscamos a coerência entre as respostas alcançadas e o conhecimento epistemológico do assunto, usando como referência a apostila da CNEC - ensino médio, 2ªsérie, volume 01/ 2013. Os alunos, sob a orientação da professora, usando o laboratório da escola montaram o equipamento câmara escura, para explicar um dos princípios ópticos e com isso concretizar de forma experimental respostas de algumas das perguntas feitas, na primeira etapa do trabalho.

Imagem da construção da câmara escura, confeccionada no laboratório da escola

A primeira câmera escura foi construída em meados do século 6, em experimentos de Antêmio de Tales.Uma câmara escura é uma caixa ououtro recipiente qualquer com um orifícioem uma face e umajanela revestida dematerial translúcido,como o papel vegetal,na face oposta (veja a Fig.1).Quando se aponta o orifício da câmara escura para umobjeto bem iluminado, como por exemplo uma vela acesa, observa-se no anteparofosco a projeção da imagem desse objeto. A imagem formada pela câmara escura é invertida, e isso ocorre devido a uma importante propriedade da luz, que é apropriedade de se propagar em linha reta. Sendo assim, o raio de luz que é emitidopela parte superior da vela passa pelo orifício da câmara escura e é projetado na parte inferior do anteparo. A imagem do objeto no anteparo é formada por todosos raios que partem da vela e atingem o anteparo (Fig.1). A câmara escura é o instrumento óptico mais simples que existe, pois forma imagens somente selecionando os raios de luz. Mas para se chegar à fotografia não bastava apenas o princípio da câmara escura, também era preciso saber como.

Fig. 1

Câmara escura confeccionada pelos alunos.

Após câmeras confeccionadas, os alunos foram para o pátio da escola focar objetos e operacionalizar o aparelho, praticando cálculos físicos a partir de dados coletados.

A turma no Pátio após o trabalho com a câmara escura, aplicando os cálculos.

Terminado a operacionalização do equipamento, alguns foram expostos no saguão do colégio, para apreciação de toda comunidade escolar.

Exposição de algumas câmaras escuras, no saguão da escola.

Na sequência ao processo de aprendizagem, estudaram o princípio óptico - ângulo de visão que é o ângulo sob o qual o observador enxerga um objeto. Ele depende das dimensões do objeto e de sua distância em relação ao globo ocular do observador.

E registraram essas imagens com suas máquinas digitais no pátio da escola, nos apresentando imagens, criativas.

Finalizamos os trabalhos expondo as fotos no mural da escola.

Exposição das fotos no mural da escola.