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A CNEC me convenceu de que o grande compromisso da vida é com o próximo.”
Professor Felipe Tiago Gomes
Educação e Tecnologia
CNEC preparando sua gente
MBA - Gestão Educacional
A Campanha Nacional de
Escolas da Comunidade entende
que educação de qualidade
traz
benefícios
e
promove
transformações sociais. Esses são
alguns dos princípios que nortearam
o desenvolvimento do MBA em
gestão educacional do programa de
formação de colaboradores da Rede
CNEC.
Voltado para as Gerências da
EducaçãoBásicaedoEnsinoSuperior,
Coordenadores
de
Unidades
de Desenvolvimento Regional —
UDR, Diretores, Coordenadores
de
Curso,
Coordenadores
Pedagógicos,
Orientadores
Educacionais e Supervisores da
Rede CNEC, este curso de pós-
graduação visa a oferecer aos
participantes o desenvolvimento
de competências para a gestão
pedagógico-administrativa,
com
foco na qualidade do ensino e na
André Tavares - Superintendência da CNEC
sustentabilidade das Unidades
Educacionais Cenecistas.
Para alcançar os mais de
quatrocentoseoitentacolaboradores
em todos os Estados onde a CNEC
se faz presente, o programa foi
estruturado na modalidade a
distância e acontece entre maio de
2012
e novembro de 2013. As aulas
integram um total de 430 horas
e preveem atividades teóricas e
práticas, abordando problemas
inerentes às unidades em que os
estudantes atuam.
O programa é concebido dentro
da Missão da CNEC de “Promover
a formação integral das pessoas,
oferecendo educação de excelência
com compromisso social”. Torna-se
estratégico, pois a Visão aponta para
uma rede que precisa “Consolidar-
se, até 2014, como rede educacional
de Excelência”.
Educação e Tecnologia
As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Danival Roberto Alves - CNEC Uberaba
As Novas Tecnologias de
Informação e Comunicação (
NTIC
s)
inauguraram uma nova Revolução,
a Terceira Revolução Industrial que
possibilitou o que hoje chamamos
de
sociedade da informação
.
se apresenta nossa sociedade, nos
círculos acadêmicos, também como
a sociedade do conhecimento,
enfatizando a presença do trabalho
humano nessa nova sociedade.
Mas o que são essas
NTIC
s?
São os computadores pessoais,
as impressoras digitais, as câmeras
de vídeo, foto para computador, a
gravação de CD e DVD-ROMs, bem
como os diversos armazenadores
de dados, desde o velho disquete,
já na obsolescência, até os discos
rígidos, os cartões de memória, os
pen
e
zipdrives
,
bem como todos os
suportes que se ofertam em nosso
meio para o armazenamento de
qualquer tipo de dado; os
e-books
,
os celulares (os
Smartphones
Android, IOS, Playbook, o Windows
Phone 8), as diversas TVs (por
assinatura, a cabo, por antena
parabólica, etc); o correio eletrônico,
a internet, as listas e os quadros de
discussão, as páginas pessoais,
o
streaming
para o áudio e o
vídeo, o
podcasting
;
as tecnologias
digitais de captação e tratamento
de imagem e som, sua captura
eletrônica ou digital, a TV, o Rádio,
o Cinema e o Som digitais, etc,
todas as tecnologias de acesso
remoto, como o
Wi-Fi
,
o
Bluetooth
e uma infindável enumeração de
equipamentos digitais que invadiram
e ainda invadem o nosso cotidiano,
uma vez que, enumerados, já nos
obrigam a novas introduções nessa
enumeração que ultrapassa os
limites desse texto.
Essas
NTIC
s também chegaram,
inelutavelmente, à sala de aula e à
educação.
Lousas digitais,
tablets
,
celulares,
applets
,
netbooks
,
scanners
de
documentos, projetores multimídia
bi e tridimensionais são suportes
que adentraram a sala de
aula, tanto quanto os vídeos de
quaisquer disciplinas vivenciadas
por nossos alunos, disponíveis
com todos os recursos para sua
visualização, alocados em vários
portais acadêmicos ou não,
com a incorporação de todas as
tecnologias postas à disposição do
vídeo.
Por certo, sua existência em
sala de aula não representa a
modernização da aula, mas
provoca a alteração das relações
que se estabelecem dentro e fora
dela, induzindo, pela força mesma
das coisas, a interação desejável
entre alunos e professor, ainda
que resistências se interponham.
São, no entanto, como já se
disse anteriormente, inelutáveis,
inarredáveis,
conquanto
não
dispensem a intervenção do
ANO 01 - Nº 01 - SETEMBRO DE 2012 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
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