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Aconteceu nas Unidades

ANO 03 – Nº 03 – OUTUBRO DE 2014

Câmara de Concórdia/SC

presta homenagemà CNEC

Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia/SC

E

m comemoração aos 60 anos

do Colégio Cenecista Dr.

Julio Cesar Ribeiro Neves (CNEC

Concórdia) e pelos importantes

serviços prestados à comunidade, a

Câmara de Vereadores de Concórdia

prestou homenagem à instituição

de ensino em sessão especial. A

solenidade, iniciada a partir do

grande expediente do encontro

legislativo, teve muitas surpresas aos

participantes. Várias autoridades e

lideranças confirmaram presença,

incluindo o vice-presidente nacional

da CNEC, Dr. Juarez de Magalhães

Rigon.

Apresentações

artísticas

e

depoimentos fizeram parte do

momento especial da escola. O

vereador Artêmio Ortigara (PMDB),

ex-aluno da CNEC, falou em nome

de todos os vereadores durante a

homenagem. O presidente da Casa,

comunidades pobres terem acesso

ao saber, como dever de cidadania e

de fraternidade cristã. A CNEC é uma

sociedade civil de direito privado,

sem fins lucrativos, com um estatuto

básico, apoiado na orientação e

diretrizes de sua Diretoria Geral.

Estápresenteemgrandeseimportantes

municípios brasileiros, com 136

escolas e 21 faculdades, congregando

milhares de colaboradores, dos

quais 7.548 são professores e 3.678

da área administrativa, atendendo

113.541 alunos nos vários níveis de

ensino: Ensino Fundamental; Ensino

Médio; Educação Profissional; Ensino

Superior de Graduação, sequencial, de

extensão e pós-graduação; Educação

Continuada e Difusão Cultural e

Artística.

A CNEC Concórdia é presidida por

Anacleto Canan, e Gislaine Terezinha

Winter é a diretora da instituição.

Rogério Pacheco (PSDB), conduziu

a entrega de placa comemorativa ao

fim da solenidade.

A CNEC surgiu em29 de julho de 1943

no Recife, Pernambuco, do ideal de

umgrupo de estudantes universitários,

liderados por Felipe Tiago Gomes.

Naquela época, constatando ser a

escola privilégio dos ricos, esse grupo

universitário resolveu oferecer ensino

gratuito aos pobres, fundando, assim, a

primeiraUnidade do sistema, oGinásio

Castro Alves. Os alunos, sedentos do

saber, recebiam os ensinamentos de

mestres voluntários que dividiam o

que sabiam com quem tinha vontade

de aprender.

O sonho desse grupo de jovens

tornou-se bandeira de luta cívica pela

democratização do ensino no País

e transformou-se numa verdadeira

cruzada nacional em favor do ensino

gratuito, abrindo espaço para as