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Língua Portuguesa
Gêneros e modos de instruir e de predizer
Exercícios de sala
66
Substitua as frases emdestaque por interjeições
ou locuções interjetivas.
a)
Fique atento
! A professora está explicando
novamente o conteúdo.
_____________________________________
_____________________________________
b)
Chega de justificativas
! Você já falou mais
do que deveria.
_____________________________________
_____________________________________
c)
Que bom que chegou
! Estávamos todos à
sua espera.
_____________________________________
_____________________________________
67
Indique a alternativa que substitui adequadamente
as expressões em destaque nos trechos a
seguir.
I)
Levei um grande susto!
Quase fui mordido
por um pitbul!
II)
Que desagradável!
Lá vem Melissa de
novo com suas perguntas inoportunas.
III)
Preste atenção!
O policial o multará por
excesso de velocidade.
a) Opa! – Puxa! – Oh!
b) Opa! – Xi! – Céus!
c) Caramba! – Xi! – Alerta!
d) Quê! – Xi! – Cuidado!
e) Ih! – Nossa! – Uh!
68
Leia as frases a seguir:
I)
Oh
! como é prazerosa essa visão!
II) “
Ih
! como é difícil entender os homens.
III) Ele já vai?
Tomara
!
As interjeições em destaque nessas frases
transmitem, respectivamente,
a) espanto – medo – admiração
b) advertência – zelo – alívio
c) admiração – aborrecimento – desejo
d) admiração – aversão – reprovação
e) apelo – reprovação – alívio
Exercício proposto
69
(UFSCAR-SP)
Em qual das alternativas a
palavra em destaque indica um estado emotivo
e é interjeição?
a)
Mundo louco
, dias vãos...
b)
Arre!
Como foi acontecer isso!
c)
Meus amigos
, agradeço-vos.
d) Meu pai, meu irmão, os meus eram
fracos
,
fracos
...
e)
Como são belas
suas palavras!
O sentido da linguagem em regras
do jogo
Um jogo possui regras, isso é, um conjunto de
normas que moderam, dirigem e direcionam essa
atividade.
Leia o texto a seguir.
PAROLE
Parole é um jogo de caça-palavras com tempo
que estimula a criatividade e o vocabulário.
O objetivo do jogo é formar o máximo de palavras
antes que o tempo se esgote. Vejamos as regras:
• As palavras têm que ter pelo menos três letras.
• Forme palavras utilizando letras que estejam
juntas em qualquer direção, ao lado ou na diagonal.
• Amesma letra só pode ser usada uma vez por palavra.
• Desconsidere acentos ao formar palavras. (um C
pode ser Ç ou um A pode ser Ã.)
• Forme qualquer palavra no plural ou singular, bem
como qualquer flexão verbal da língua portuguesa.
• Não valem nomes próprios ou palavras estrangeiras.
Veja o exemplo a seguir:
A
amor
R
M O
A
mora
R
M O
A
mar
R
M O
A
amo
R
M O
A
ora
R
M O
A
romã
R
M O
Exercícios de sala
70
Anteriormente, apresentamos-lhes uma lista
de regras para um jogo chamado por alguns
de
parole
, e por outros, de
muvuca
. Usando
os quadros a seguir e considerando as regras
apresentadas, forme o máximo de palavras que
conseguir em cada um dos casos.
a)
C
A
T
O
B
A
N
E
T
D
S
M
O
A
L
A