Page 19 - ensino-medio

This is a SEO version of ensino-medio. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
54
Língua Portuguesa
Gêneros e modos de instruir e de predizer
e) Preserve o ambiente ou o seu futuro também
será sombrio.
_____________________________________
_____________________________________
Leia atentamente o texto a seguir para
responder às questões
7
,
8
e
9
.
CONTO DE FADAS PARA
MULHERES DO SÉCULO XXI
Era uma vez... numa terra muito distante...
uma princesa linda, independente e cheia
de autoestima que se deparou com uma rã
enquanto contemplava a natureza e pensava
em como o maravilhoso lago do seu castelo
estava de acordo com as conformidades
ecológicas. Então a rã pulou para o seu colo e
disse:
—Linda princesa, eu já fui um príncipe muito
bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto
e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um
beijo teu, no entanto, há de me transformar de
novo num belo príncipe e poderemos casar e
constituir lar feliz no teu lindo castelo.
A minha mãe poderia vir morar conosco
e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias
as minhas roupas, criarias os nossos filhos e
seríamos felizes para sempre...
Naquela noite, enquanto saboreava pernas
de rã à
sautée
, acompanhadas de um cremoso
molho acebolado e de um finíssimo vinho
branco, a princesa sorria e pensava:
Nem morta!
Luis Fernando Verissimo.
Disponível em: <www.acafe.org.br>.
7
O texto estabelece um discurso intertextual com
um conhecido conto de fadas. Nele, no entanto,
a figura da donzela frágil e dócil é substituída
por outra cheia de autoestima, independente e
dona de um castelo.
a) O que o príncipe esperava de uma esposa?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
b) Qual a reação da princesa diante das
propostas do príncipe?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
8
Retome o seguinte trecho:
Um beijo teu,
no entanto
, há de me
transformar de novo num belo príncipe
(...)”
a) Indique a relação expressa pelo conector
em destaque no trecho.
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
b) Substitua-o por outro de mesmo valor, sem
alterar a ordem dos termos.
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
9
Releia o seguinte período:
“– Linda princesa, eu já fui um príncipe
muito bonito.”
a) Como se classifica esse período: simples ou
composto? Justifique.
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
____________________________________
_____________________________________
b) Qual a função sintática desempenhada por
Linda princesa
nesse período?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
____________________________________
_____________________________________
10
O conector
e
pode estabelecer diferentes
sentidos entre as orações como,
adição
: A princesa sorria
e
pensava no que
dizer.
conclusão
: A princesa treinou bastante
e
venceu a prova.
adversidade
: A princesa estava triste
e
sorria.